Beneficiários do Auxílio Brasil estão comprando mais comida com o dinheiro
O Auxílio Brasil é um benefício que tem a intenção de melhorar a insegurança alimentar das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por isso que hoje, nós vamos indicar que os beneficiários do Auxílio Brasil estão comprando mais comida com o dinheiro.
Beneficiários do Auxílio Brasil estão comprando mais comida
Em pesquisa realizada pelo Datafolha, publicada em 24 de setembro, 76% das famílias que recebem o Auxílio Brasil, priorizam este valor pago para comprar alimentos para a sua família. Isto é, a intenção do programa está sendo efetivada, nas famílias que recebem a ajuda do governo.
Dessa forma, considerando que o Auxílio Brasil é concedido para pessoas em situação de extrema pobreza e de pobreza com a presença no grupo familiar de gestantes ou crianças de 0 a 21 anos incompletos, a função deste está sendo cumprida pelas famílias recebedoras do benefício.
Pessoas em situação de extrema pobreza ou pobreza, precisam colocar comida dentro de casa, e esta função assistencial do benefício está claro que está sendo assistida.
A mesma pesquisa ainda revela que:
11% dos beneficiários utilizam o auxílio para pagar dívidas;
6% afirmam comprar remédios;
2% afirmam aquisição do gás de cozinha; e outros;
5% apontam outros gastos.
No entanto, o que é preocupante é que em vez de garantir a comida em casa, 11% dos pesquisados estão utilizando o auxílio para pagar dívidas. Possivelmente as famílias que utilizam o benefício para comprar remédios, será que não existem estes remédios disponíveis nas UPAs das cidades onde moram? Pois, normalmente os médicos dos Postos de Saúde prescrevem remédios que estão disponíveis para obtenção gratuita.
76% das famílias que recebem o Auxílio Brasil, priorizam este valor pago para comprar alimentos – Reprodução AdobeStock
Dados sobre a insegurança alimentar caem
Acredita-se que as causas da queda dos percentuais de pessoas que afirmam que ainda existe insegurança alimentar se devem principalmente por alguns fatores como:
Aumento do valor pago do benefício do Auxílio Brasil para R$600,00, o que garante R$200,00 a mais para as famílias complementarem a suas compras de alimentação. Este valor será pago até o mês de dezembro;
Houve queda da inflação nos últimos 2 meses, que acabaram por influenciar também nos preços de alguns alimentos da cesta básica;
Por fim, com a redução dos preços dos combustíveis, e com o auxílio do governo para a compra de combustível que está sendo pago até dezembro, houve impacto de redução no preço de alguns alimentos. Este fator se deve, portanto, pela redução dos gastos com combustíveis no transporte dos alimentos para todas as regiões do país.
O que não é possível negar: as pessoas estão comprando mais alimentos com o valor recebido pelo Auxílio Brasil. E isso é um fator significativo, uma vez que estão priorizando se alimentar melhor. O que gera consequências positivas em diversos setores como redução de:
Doenças causadas pela má alimentação;
De casos de internação;
Uso de medicamentos para suplementação alimentar;
Gastos com saúde no SUS e consequentemente, abre possibilidade de realizar cirurgias eletivas e atendimentos que estão a bastante tempo esperando por uma investigação mais profunda.
Alimentar-se melhor passou a ser a grande preocupação do brasileiro!!!!
O post Beneficiários do Auxílio Brasil estão comprando mais comida com o dinheiro apareceu primeiro em Brasil123.