CONSIGNADO DO AUXÍLIO: liberação será NESTA SEMANA?

Nesta última segunda-feira, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, afirmou que o governo irá disponibilizar ainda nesta semana o empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil. Com isso, a modalidade de empréstimo sairá pouco antes do primeiro turno da eleição presidencial.

“Esta semana vai estar disponível para as famílias beneficiários do Auxílio Brasil mais essa ferramenta de superação de pobreza porque vai ter um empréstimo dentro de uma taxa de juros justa para que a gente consiga dar ferramentas para a gente sair da situação de pobreza”, afirmou o ministro, em entrevista concedida à imprensa após sua participação em um evento do Fórum Empresarial da Bahia junto ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Contudo, Bento não forneceu detalhes sobre a data de disponibilização do empréstimo consignado do Auxílio Brasil e nem mesmo se haverá um teto de juros imposto aos bancos em relação à operação de crédito. O ministro da Cidadania espera que os bancos cobrem os mesmos juros do INSS, que está na casa dos 2,14%. No entanto, ao que tudo indica, as instituições financeiras deverão praticar uma taxa maior devido ao risco de endividamento.

Nesse sentido, até agora, Agibank, Pernambucanas e Banco Pan, além da Caixa Econômica Federal, já anunciaram, de forma oficial, que irão fornecer o empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil. Contudo, alguns dos principais bancos, como o Bradesco, Santander e Itaú, também já disseram que não vão disponibilizar o consignado.

Como irá funcionar o consignado do Auxílio Brasil

Na modalidade de empréstimo consignado, as parcelas do financiamento são descontadas diretamente do valor do benefício. Com isso, parte do valor recebido fica mensalmente comprometida antes mesmo do dinheiro chegar na conta do beneficiário.

Em relação ao Auxílio Brasil, as famílias poderão comprometer até 40% do valor do benefício que recebem para a contratação de empréstimos. O valor máximo do empréstimo será de R$2500. O prazo de pagamento ainda não foi informado pelo Ministério da Cidadania, mas, de acordo com algumas fontes, este prazo deverá ser de dois anos.

Os beneficiários do Auxílio Brasil deverão fazer uma análise antes de tomar o empréstimo consignado, dado que boa parte da renda ficará comprometida. Os beneficiários fazem parte da população mais economicamente vulnerável do Brasil.

Calendário de setembro do Auxílio Brasil

O calendário de setembro de pagamento do Auxílio Brasil não foi antecipado, assim como ocorreu no último mês de agosto. Com isso, os pagamentos foram iniciados em 19 de setembro, finalizando no último dia do mês, dia 30. Além disso, a ordem de pagamento segue o dígito final do NIS do beneficiário. Abaixo, segue o calendário para o mês de setembro:

NIS terminado em 1 – Recebe dia 19 de setembro;
NIS terminado em 2 – Recebe dia 20 de setembro;
NIS terminado em 3 – Recebe dia 21 de setembro;
NIS terminado em 4 – Recebe dia 22 de setembro;
NIS terminado em 5 – Recebe dia 23 de setembro;
NIS terminado em 6 – Recebe dia 26 de setembro;
NIS terminado em 7 – Recebe dia 27 de setembro;
NIS terminado em 8 – Recebe dia 28 de setembro;
NIS terminado em 9 – Recebe dia 29 de setembro;
NIS terminado em 0 – Recebe dia 30 de setembro.

O post CONSIGNADO DO AUXÍLIO: liberação será NESTA SEMANA? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.