‘Todo mundo está com dinheiro para viver’, diz ministro da Economia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira (26) que o Auxílio Brasil está tirando as pessoas das ruas. De acordo com ele, o programa social tem permitido que milhões de pessoas vivam com dinheiro no país.

“Desenhamos os programas sociais juntos. Preservamos 11 milhões de empregos. Lançamos uma camada de proteção para 68 milhões de brasileiros, para que pudessem sobreviver. Não tem mais ninguém nos sinais vendendo água, nos estádios de futebol. Por que isso? Auxílio Brasil é o nome”, disse o ministro.

Embora Guedes tenha afirmado que a quantidade de pessoas trabalhando de maneira informal nas ruas tenha diminuído, os dados oficiais mostram outra coisa. A saber, o ministro fez essas declarações durante uma palestra em Salvador, na Bahia.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia 39,294 milhões de trabalhadores informais no país no trimestre móvel de maio a julho. Em resumo, esse é o maior número já registrado pela série histórica, iniciada em 2015.

No entanto, também vale destacar que o número de desempregados no país caiu para 9,9 milhões no período. Durante a pandemia, o número chegou a superar os 15 milhões. Isso mostra que o mercado de trabalho brasileiro continua se recuperando em 2022.

Confiança do consumidor brasileiro volta ao nível pré-pandemia

Guedes defende política econômica do governo Bolsonaro

Na palestra, o ministro da Economia também destacou que as pessoas de renda mais baixa do país estão com dinheiro, enquanto as pessoas de classe média estão “gerando emprego e renda” no país. “Todo mundo está com dinheiro para viver. Não é nem sobreviver, é viver mesmo”, disse.

Na semana passada, Guedes afirmou que não havia 33 milhões de pessoas passando fome no Brasil. “O consumo dos mais frágeis está garantido com a transferência de renda. Por isso, é impossível que tenha 33 milhões de pessoas passando fome. Elas estão recebendo três vezes mais do que recebiam antes”, afirmou o ministro.

Guedes ainda aproveitou a palestra para defender a política econômica do governo Bolsonaro.

“As exportações estão voando, passamos de meio trilhão. O Brasil é uma potencia digital, ambiental, energética, alimentar. Não dependemos de nada, só temos que trabalhar. O Brasil recebe 6 bilhões de turistas por ano. Somos uma das cinco economias mais fortes do mundo”, destacou.

“Está escrito. Só temos que confiar em nós mesmos. Temos tido um desempenho melhor do que quem nos subestimava. Não podemos subestimar o brasileiro mais pobre. Precisamos confiar nele. Pode ser que 2% façam bobagem com o dinheiro, mas 98% vai saber como usar esse dinheiro”, finalizou.

Leia também: Gastos de brasileiros no exterior superam US$ 1 BILHÃO em julho

O post ‘Todo mundo está com dinheiro para viver’, diz ministro da Economia apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.