Auxílio Brasil: entenda o entrave do consignado
Apesar do consignado do Auxílio Brasil ter a data inicial de liberação no mês de setembro, o benefício ainda não foi liberado para a população. Isso acontece devido às tratativas do governo federal que visam a ampliação do benefício e por isso o atraso.
Na última quarta-feira, dia 21 de setembro, o Ministério da Cidadania divulgou nota oficial sobre o status de liberação da nova modalidade de crédito aos beneficiários do Auxílio Brasil.
De acordo com o órgão responsável pela articulação do governo federal, o benefício está em “constantes tratativas” com os bancos para liberar o Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil.
Nesse sentido, a população fica ansiosa, cobrando datas para a liberação final do consignado, mas as dúvidas ainda devem continuar.
Apesar das reuniões realizadas nesta semana, o Ministério não revelou quando vai disponibilizar o Empréstimo Auxílio Brasil aos beneficiários, e nem uma data definitiva para sua liberação.
Porém, há indícios que o crédito pode ser liberado no início do mês de outubro, após o dia 2 de outubro, pois essa é a data em que vai ocorrer o primeiro turno das eleições deste ano.
O entrave para o consignado do Auxílio Brasil
Nesse tipo de empréstimo, o valor da parcela é descontado direto no benefício do contratante, reduzindo as chances de inadimplência. Apesar da publicação de um decreto com regulamentações no mês passado, o Ministério da Cidadania ainda precisa publicar normas complementares.
Uma das preocupações do governo federal é o teto dos juros. Sem uma definição de limite para as taxas cobradas pelas instituições financeiras, elas podem fixar as taxas que desejarem.
Além disso, o governo federal deve se alinhar com a definição dos juros estipulados pelo Banco Central, a fim de reduzir possíveis casos de inadimplência.
Conheça os bancos parceiros
Atualmente já chegam a quase 17 instituições financeiras homologadas pelo Ministério da Cidadania aptas à concessão do empréstimo consignado. É um número que mostra o interesse do mercado em estar disponibilizando o crédito consignado a essa população.
Alguns bancos se pronunciaram quanto à operação do crédito a partir de outubro. Alguns bancos, como o Bradesco, por exemplo, não participarão da ação.
De acordo com o Banco Agi, a liberação da modalidade está confirmada. “O Agi já oferece crédito consignado para beneficiários do INSS e agora passa a oferecer também para beneficiários do Auxílio Brasil”, disse a instituição.
Nesse sentido, até o momento, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil ainda estudam as formas que irão operar a modalidade. No entanto, a possibilidade de que irão participar da ação é muito alta.
Como mencionado, o banco Bradesco não participará da operação do crédito. Além da instituição, o banco Itaú e o Santander também confirmaram que não realizarão o serviço.
De acordo com o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, “como é de taxa de juros muito alta, como é uma operação em que as pessoas terão o auxílio por período definido, nós entendemos que é melhor não operar na carteira, pois estamos falando de vulneráveis”, afirmou.
O post Auxílio Brasil: entenda o entrave do consignado apareceu primeiro em Brasil123.