O que acontece com quem esqueceu de sacar o auxílio emergencial? Confira
Quando chegou a pandemia da Covid-19, ainda no primeiro trimestre de 2020, muitos brasileiros ficaram desamparados financeiramente. O comércio em geral precisou ser fechado, além de outras atividades consideradas não essenciais. Pensando nisso, o Governo Federal decidiu lançar o Auxílio Emergencial, no valor de R$600,00.
De acordo com dados oficiais, o auxílio emergencial, instituído para ajudar os cidadãos que perderam suas rendas durante a pandemia, chegou a ser pago para mais de 60 milhões de brasileiros. Uma grande parte desses cidadãos resgatou todas as suas parcelas, mas uma boa parte deles não realizou o saque do valor na época.
Nesse sentido, muitos cidadãos ainda desejam saber se ainda é possível acessar o benefício. Para confirmar a resposta, o beneficiário deve entrar no portal da Dataprev e fazer uma consulta para verificar qual a sua situação.
De antemão, é importante destacar que na maior parte dos casos, o saque do auxílio emergencial não está mais previsto. Isso porque, de acordo com regras do benefício, os valores pagos expiram 120 dias depois que o depósito foi realizado pela Caixa Econômica Federal e retornam para União.
Como consultar o auxílio emergencial?
A princípio, é importante destacar que a consulta do Auxílio Emergencial no portal Dataprev somente com o uso do CPF não será mais possível. Acontece que agora o sistema conta com novas regras.
Anteriormente, o cidadão poderia consultar somente com CPF, data de nascimento, nome completo e nome da mãe. Contudo, agora é preciso ter uma conta Gov.Br, realizar o login e só depois consultar o benefício.
O site da Dataprev 2022, contudo, segue disponível para consulta do Auxílio Emergencial. Mas conforme informado, a criação de uma conta Gov.Br é obrigatória.
Acesse o portal de Consulta do benefício
Clique no botão “Entrar com Gov.br”
Em seguida, preencha o seu Cadastro de Pessoas Físicas – CPF
Preencha sua senha da conta Gov.br
Caso seja o seu primeiro acesso na plataforma, será necessário realizar a “autorização de uso de dados pessoais”, basta clicar em “Autorizar“
Finalizado. Você estará no painel de consulta do benefício de 2022
Caso prefira, a consulta também pode ser feita por telefone, através do número 111, da Caixa Econômica Federal (CEF).
Por fim, cabe salientar que o acesso ao Portal de Consulta ao Auxílio Emergencial 2022 pode ser realizado clicando aqui.
Auxílio Emergencial
Quase 70 milhões de brasileiros se beneficiaram com os pagamentos do Auxílio Emergencial este ano. Pelo menos essa é a projeção do Governo Federal. De acordo com o Palácio do Planalto, esse é o número de pessoas que de alguma forma usaram o dinheiro do benefício até este presente momento.
No entanto, vale lembrar que esta conta do Governo leva em consideração não só as pessoas que receberam o dinheiro do projeto até aqui. Eles também colocam nesta equação as famílias destes brasileiros. Isso porque eles consideram que esses cidadãos que moram com os beneficiários também usaram a quantia.