Eleitores estão mais OTIMISTAS com o futuro, revela Datafolha

Os brasileiros estão cada vez mais otimistas com o futuro da economia brasileira. Pelo menos é isso o que aponta a mais recente pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada neste sábado (24).

A saber, mais da metade dos eleitores não está otimista apenas com a futura situação econômica do país, mas também com a própria situação pessoal. Aliás, a taxa é a mais elevada já registrada no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Veja abaixo os dados da pesquisa:

53% dos eleitores acreditam que a situação econômica vai melhorar;
26% dos eleitores acreditam que a situação econômica vai ficar como está;
14% dos eleitores acreditam que a situação econômica vai piorar.
7% dos eleitores não souberam responder.

Vale destacar que 58% dos usuários do Auxílio Brasil acreditam na melhora da economia brasileira, superando a média nacional. Por sua vez, 24% destes eleitores acreditam que a situação ficará como está, enquanto 12% disseram que a economia vai piorar.

A título de comparação, o maior percentual nacional de otimismo no governo Bolsonaro havia sido registrado em abril de 2019, época em que 50% acreditavam na melhora futura da economia brasileira.

Por outro lado, o momento de maior pessimismo aconteceu em março de 2021, quando apenas 11% dos eleitores acreditavam na melhora da situação econômica do país. Nessa época, 65% acreditavam que a economia brasileira iria piorar.

O Datafolha também perguntou sobre as expectativas em relação à situação econômica pessoal. Nesse caso, 60% acreditam que a situação irá melhorar nos próximos meses, 30% acreditam que o cenário ficará igual e 7% que irá piorar. As taxas registradas em junho foram 47%, 35% e 15%, respectivamente.

Auxílio caminhoneiro: mais de 341 MIL motoristas recebem HOJE (24)

Metade dos eleitores acredita que a economia piorou

Além de perguntar sobre o futuro, o Datafolha também quis saber dos eleitores sobre o passado recente. Em resumo, o Instituto perguntou aos eleitores se a situação econômica do país melhorou nos últimos meses. Veja abaixo as respostas:

50% dos eleitores disseram que a situação econômica do país piorou;
28% dos eleitores disseram que a situação econômica do país melhorou;
21% dos eleitores disseram que a situação econômica do país ficou igual.

Embora o percentual de pessimismo tenha ficado bem elevado, foi bem menor que o registrado em junho (67%). Em contrapartida, as outras duas porcentagens cresceram no período. Em junho, 15% dos eleitores acreditavam que a economia brasileira havia melhorado, enquanto 17% acreditavam que estava igual.

A saber, a avaliação de que a situação econômica do país melhorou foi o melhor índice do governo Bolsonaro, igualando-se à taxa registrada em dezembro de 2019 (28%).

Leia também: Claro, Oi, Tim, Vivo e Sky terão que dar DESCONTOS; veja o motivo

O post Eleitores estão mais OTIMISTAS com o futuro, revela Datafolha apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.