Entenda por que o Brasil GEROU MAIS EMPREGO que o G7
O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, destacou o desempenho do Brasil na geração de empregos. Em uma publicação nas redes sociais, Sachsida ressaltou que o país criou mais vagas de emprego formal nos últimos 12 meses que os Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido juntos.
Veja abaixo os dados do Brasil e do G7, grupo que reúne os sete países mais industrializados do planeta:
Brasil: 8.885 vagas;
Estados Unidos: 6.740 vagas;
Alemanha: 1.310 vagas;
Canadá: 939 vagas;
França: 655 vagas;
Itália: 545 vagas;
Reino Unido: 489 vagas;
Japão: 223 vagas.
Ao somar a quantidade de vagas criadas pelos três países citados pelo ministro, o valor chega a 8.539. Em outras palavras, os números do Brasil realmente superaram essa marca. Contudo, há um fator que explica essa taxa tão expressiva assim: os demais países têm o chamado “pleno emprego”, algo que não existe no Brasil.
Combustíveis em queda devem REDUZIR preços dos alimentos
Entenda o que é o pleno emprego
Em resumo, pleno emprego corresponde a uma situação na qual praticamente todas as pessoas que buscam uma colocação no mercado de trabalho têm êxito. Por isso, o índice de desocupação é bem menor nestes países, ou seja, a quantidade de pessoas em busca de emprego também é significativamente menor.
Vale destacar que pleno emprego não quer dizer que a taxa de desemprego é zero, porque isso é impossível, segundo economistas. Contudo, nas nações em que há pleno emprego, os dados de desocupação refletem, principalmente, os trabalhadores que estão em momento de transição de uma vaga a outra.
Veja abaixo a taxa de desemprego nos três países citados pelos ministro Adolfo Sachsida:
Reino Unido: 3,6%;
Estados Unidos: 3,7%;
Alemanha: 5,5%.
No Reino Unido, a taxa de desemprego é a menor desde 1974, enquanto nos EUA a taxa está perto da mínima histórica. Já na Alemanha, o valor está abaixo do nível da zona do euro, de 6,6%. Aliás, a taxa de desemprego na zona do euro também é a menor desde a sua criação.
Por outro lado, o Brasil ainda sofre com uma taxa de desemprego de 9,1%. A saber, havia 9,9 milhões de pessoas em busca de uma colocação no mercado de trabalho no final do trimestre encerrado em julho. Isso explica o alto número de vagas criadas no Brasil, em relação aos demais países do G7.
Leia também: Impostos pagos por 60 bilionários deverão custear Auxílio Brasil
O post Entenda por que o Brasil GEROU MAIS EMPREGO que o G7 apareceu primeiro em Brasil123.