Restituição do Imposto de Renda tem consulta liberada!
As consultas ao valor da restituição do imposto de renda foi aberta hoje, 23, para todos os cidadãos que ainda não receberam o valor. O pagamento acontecerá na próxima sexta-feira, 30, e será a última rodada de pagamentos. Com isso, 1,22 milhão de contribuintes receberão, no total, R$ 1,9 bilhão no final desse mês. Os valores se referem a gastos maiores que o estipulado pela lei.
A devolução do valor também marca o início de uma nova modalidade. Isso porque quem não receber os valores precisará correr atrás da restituição do imposto de renda de outras formas. Dessa forma, nesse texto vamos explicar tudo sobre esse pagamento.
Restituição do imposto de renda em setembro
O calendário de pagamentos da restituição do imposto de renda acabará em setembro. Isso porque os pagamentos, que começaram no dia 31 de maio, finalizarão agora nesse mês. Agora, o mês de setembro promete pagar para muito mais pessoas, sendo a última rodada de pagamentos que a Receita Federal fará nesse ano.
Vale lembrar que os pagamentos da restituição do imposto de renda acontecem sempre no último dia útil do mês. Dessa forma, o primeiro pagamento foi em 31 de maio, seguido pelo pagamento em junho, no dia 30. Para julho, o pagamento ficou no dia 29, enquanto que agosto teve o pagamento no dia 31. Na próxima e última rodada, o valor entrará nas contas cadastradas no último dia desse mês, 30 de setembro.
Para saber se o seu pagamento da restituição do imposto de renda será liberado nessa próxima rodada de pagamentos, basta acessar o site da Receita e informar o número do CPF e a data de nascimento. A data de nascimento deve ser digitada com dois algarismos para o dia, dois para o mês e quatro para o ano. Depois de fazer esse passo a passo, você verá se estará na lista de pagamentos ou não.
Foto: Reprodução
O que fazer se eu não receber?
Para receber os valores da restituição do imposto de renda, o cidadão não precisa tomar nenhuma atitude diferente. Isso porque na hora de fazer a declaração, quem tem direito a devolução do valor precisa colocar os dados bancários. Dessa forma, quem não colocar os dados não tem direito ao ressarcimento. Contudo, tem gente que coloca os dados e não recebe o dinheiro.
Com isso, quem preencheu os dados da conta corretamente receberá o valor automaticamente na conta. A Receita Federal lembra que não faz ligações ou manda mensagens para tratar do assunto. Contudo, para receber o valor é preciso ter colocado os dados da conta corretamente, dado que contas incorretas não têm os valores pagos.
Quando isso acontece, o cidadão que quer pegar a restituição do imposto de renda precisa ir até uma agência do Banco do Brasil, apresentar o comprovante de declaração do IR e também mostrar um documento com foto. Comprovada a declaração, o banco fará o pagamento em dinheiro e, assim, o cidadão tem acesso ao valor.
O post Restituição do Imposto de Renda tem consulta liberada! apareceu primeiro em Brasil123.