Crédito a pessoas físicas DISPARA 32% em um ano e meio
Os brasileiros que estão recorrendo ao crédito no país precisam ficar atentos às taxas das operações. De acordo com um levantamento realizado pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), o crédito a pessoas físicas disparou 32% entre março de 2021 e setembro de 2022.
Em resumo, as altas mais recentes das taxas relacionadas ao crédito estão mais tímidas. Contudo, o saldo final destes reajustes contínuos é bastante preocupante para muita gente no país.
Aliás, não foram apenas as pessoas físicas que sofreram com o encarecimento do crédito. Segundo o levantamento da Anefac, as pessoas jurídicas tiveram um aumento ainda maior no período, de 45%.
A saber, a taxa básica de juro da economia, a Selic, chegou em agosto ao maior patamar desde novembro de 2016. Isso porque o Banco Central (BC) elevou, à época, a taxa para 13,75% ao ano. Aliás, a entidade financeira manteve a mesma taxa de juros nesta semana, após 12 avanços consecutivos.
Vale destacar que, em alguns casos, o valor final dos financiamentos chegou a ter aumentos superiores a R$ 10 mil, segundo a Anefac.
Auxílio Brasil só permite a compra da cesta básica em 5 capitais
Juro médio também dispara no período
A pesquisa também revelou que o juro médio para as pessoas físicas disparou de 92,59% ao ano, no início de 2021, para 122,65% ao ano em setembro. Por sua vez, as pessoas jurídicas viram a taxa média passar de 41,2% para 59,92% ao ano neste período.
Em outras palavras, o crédito ficou 32,44% mais caro para as pessoas físicas e 45,44% mais salgado para as empresas. A propósito, estas taxas são anuais.
Em meio a esse cenário, o brasileiro precisa ficar atento à elevação dos juros no país. Em suma, as dívidas podem crescer de maneira expressiva, surpreendendo o consumidor e dando muita dor de cabeça. Por isso, vale a pena demorar mais um pouco analisando as linhas de crédito antes de contratá-las.
Leia também: Juros nos EUA sobem de novo; veja como isso AFETA o Brasil
O post Crédito a pessoas físicas DISPARA 32% em um ano e meio apareceu primeiro em Brasil123.