Open Finance: a autonomia do cliente PF e PJ

O Open Finance é um sistema financeiro aberto que permite que o cliente exerça poder sobre seus dados financeiros. Visto que o cliente escolhe com qual instituição financeira irá compartilhar suas informações.

Open Finance: a autonomia do cliente PF e PJ

Essa autonomia do cliente eleva a sua liberdade e permite a construção de um relacionamento customizado com a instituição financeira. Por isso, o Open Finance eleva a oferta através da elevação da concorrência, já que o cliente possui maior potencial para escolher qual será o seu banco.

Propostas customizadas

As instituições financeiras precisam que o cliente confie nos seus processos para que compartilhe os seus dados. Por isso, pode ser importante para o cliente analisar as propostas de diversas empresas para solicitar empréstimos, financiamentos, solicitar cartão de crédito etc.

Ao compartilhar os dados com as instituições financeiras, o cliente eleva o nível do seu relacionamento com a empresa, tendo acesso aos produtos adequados para suas necessidades.

Créditos para empresas

Contudo, o Open Finance é importante também para as pessoas jurídicas, não somente para o cliente final, já que os empreendedores poderão solicitar empréstimos para o seu capital de giro e outras necessidades, adequando o valor das parcelas.

As empresas de maior porte que possuem mais autonomia para investir em expansão e desenvolver o seu potencial de mercado, também se beneficiam através do compartilhamento de dados.

Soluções tecnológicas

Algumas instituições financeiras oferecem APIs para elevar a capacidade tecnológica da empresa, sendo um ponto importante de análise para a pessoa jurídica. O compartilhamento de dados pode ser revogado no momento em que o cliente decidir, sendo possível compartilhar dados de cadastros, cartões, operações de crédito, conta corrente etc.

Facilidade na aprovação de crédito

Ao compartilhar seus dados, o cliente permite uma análise aprofundada do seu perfil e de sua necessidade. Além disso, o compartilhamento das informações pode facilitar na hora da aprovação de crédito. Visto que compartilhar os seus dados é uma forma de tornar a avaliação direta. 

Benefícios e descontos devem ser analisados pelo cliente

Contudo, é importante ressaltar que o compartilhamento de atividades através do Open Finance não garante nenhum tipo de resposta positiva, sendo uma análise feita juntamente com as demais, dentro da política de crédito de cada instituição financeira. 

Entretanto, o compartilhamento de dados pode ser importante para quem deseja financiar um bem ou realizar a portabilidade de alguma dívida, já que é possível obter descontos relevantes nos juros envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.