Faça isso para reativar o Auxílio Brasil cancelado pelo INSS
O cancelamento do Auxílio Brasil ocorre quando a família não cumpre com alguns dos requisitos necessários para receber o benefício. Este é um dos motivos pelos quais, ocorre a entrada de novos beneficiários no programa. Por isso que hoje, nós vamos indicar como reativar o Auxílio Brasil cancelado pelo INSS.
O que pode causar o cancelamento do Auxílio Brasil?
Existem alguns motivos que podem causar o cancelamento do Auxílio Brasil, já que o sistema prevê que os dados estejam atualizados, e precisa reconhecer a situação de vulnerabilidade.
Assim, os principais motivos de cancelamento do Auxílio Brasil são:
A família possuir renda mensal acima de R$525,00, por um período superior a 2 anos (situação de emancipação);
Possuir os dados cadastrais desatualizados no CadÚnico a mais de 2 anos;
As crianças e adolescentes pertencentes ao grupo familiar, estarem fora da escola, ou não possuir a frequência mínima necessária de 75%;
As crianças e adolescentes não estiverem com a carteira de saúde e vacinação atualizada;
Houver a descoberta de fraude no recebimento do benefício.
Como saber se houve cancelamento do benefício?
Para saber se houve cancelamento do benefício, é possível realizar a consulta diretamente no aplicativo do CadÚnico. Então, siga o passo a passo, e verifique a situação do seu benefício:
Faça o acesso ao aplicativo ou site do CadÚnico;
Para entrar no seu benefício, realize o login utilizando o site gov.br, colocando o seu CPF e a senha cadastrada;
Clique na opção “Consulta Completa”;
As plataformas, tanto do aplicativo quanto do site informarão através de um extrato, a situação do seu cadastro, que deverá estar escrito “ATIVO”.
Você pode também acessar o aplicativo do Auxílio Brasil ou do Caixa Tem, que ambos informarão a sua situação de benefício. Para tanto é preciso informar o seu CPF para entrar na sua base de dados.
Vá o quanto antes regularizar a sua situação para não ter o benefício bloqueado – Reprodução AdobeStock
Como reativar o Auxílio Brasil cancelado pelo INSS?
Se na consulta do benefício estiver escrito “CANCELADO”, é possível que você, enquanto representante familiar tome algumas atitudes como:
Atualizar os dados do CadÚnico, indo presencialmente numa unidade do CRAS de sua cidade ou na prefeitura, e leve consigo, todos os documentos que podem comprovar a necessidade de receber o Auxílio Brasil.
Para atualizar os dados, existe um prazo estabelecido, que é dia 14 de outubro de 2022. Mas no seu caso, de cancelamento do Auxílio Brasil, vá o quanto antes, para regularizar a sua situação, pois o cancelamento ocorre somente depois de você deixar vencer o prazo para solicitar o desbloqueio.
Explicando melhor: primeiro o seu benefício é bloqueado, e você será informado para fazer a atualização dos dados cadastrais, num determinado período, pois ocorreu alguma inconsistência no cruzamento dos dados. Deixando vencer este prazo, é que o seu benefício é cancelado.
Dessa forma, é preciso agir o quanto antes, pois fazendo a atualização dos dados, seu benefício entrará em análise, e se for aprovado, entrará novamente na fila de espera para inclusão e pagamento. Assim, é bem possível que você fique alguns meses sem receber o benefício. Então, se antecipe aos problemas, faça a sua parte. Existem milhões de famílias para serem incluídas no programa.
O post Faça isso para reativar o Auxílio Brasil cancelado pelo INSS apareceu primeiro em Brasil123.