Auxílio Taxista: veja o calendário de pagamentos!
Se você recebeu a primeira parcela do Auxílio Taxista e agora espera pela segunda, a boa notícia é que o pagamento está chegando. Contudo, se você ainda não recebeu, é preciso entender que ainda dá tempo de receber 4 das 6 parcelas do benefício. Isso porque basta regularizar a situação para que você tenha acesso ao benefício.
Por isso, hoje vamos falar sobre o Auxílio Taxista, mostrar os dias de pagamento e também determinar as regras do programa. Vale lembrar que o programa é destinado apenas aos trabalhadores do setor, não sendo um benefício universal.
Quais são as regras?
O Auxílio Taxista é um dos diversos benefícios criados pelo Governo Federal no mês passado com a PEC Kamikaze. O projeto previu também um aumento no Auxílio Brasil, no vale-gás e a criação do Auxílio Caminhoneiro. Contudo, o Auxílio Taxista foi um dos que teve o menor entendimento, dada a complexidade de o governo obter os dados.
Contudo, foram as prefeituras que enviaram os dados dos taxistas cadastrados ao Governo Federal. Com isso, a primeira rodada de pagamentos aconteceu na terça-feira, 16 de agosto. O primeiro pagamento do Auxílio Taxista contemplou duas parcelas: a de julho e a de agosto. Com isso, ela será a rodada de pagamentos com o maior valor para o beneficiário.
Para ter acesso ao Auxílio Taxista é preciso estar com CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regularizados, ter registro para exercer a profissão, emitido pelo órgão competente da localidade da prestação de serviço até 31 de maio de 2022. Além disso, é fundamental ser motorista de táxi titular de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital em efetivo exercício da atividade profissional e ser motorista de táxi com autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital, em efetivo exercício da atividade. Dessa forma, até mesmo taxistas sem carro próprio têm direito ao Auxílio Taxista. O valor é de R$1 mil por parcela.
Foto: Reprodução
O calendário de pagamentos do Auxílio Taxista
Se você não recebeu o Auxílio Taxista ainda ou não teve tempo de se regularizar nas normas do governo, ainda dá tempo. Isso porque o Governo Federal fará uma segunda rodada de pagamentos, contemplando todos aqueles que ficaram de fora. Apesar disso, os beneficiários que se regularizaram depois da primeira rodada não devem receber os R$2 mil iniciais.
Para se regularizar, é preciso que você cumpra todos os requisitos citados acima para receber o valor na próxima rodada de pagamentos. Ela acontecerá no próximo dia 24 de setembro, quando o Auxílio Taxista e o Auxílio Caminhoneiro entrarão nas contas do Caixa Tem de todos aqueles cidadãos regularizados e com direito ao benefício.
Vale lembrar que o recebimento acontece no Caixa Tem mesmo para quem nunca teve uma conta digital na instituição. Isso porque o governo cria o cadastro automaticamente. Além disso, o dinheiro da parcela não precisa ser usado, necessariamente, para o combustível. Com isso, o beneficiário pode usar o valor do Auxílio Taxista até mesmo para fazer as compras do mês e pagar as dívidas.
O post Auxílio Taxista: veja o calendário de pagamentos! apareceu primeiro em Brasil123.