Planejamento financeiro: o que é e como fazer

Falar de dinheiro pode ser complicado para muitas pessoas. Além de o assunto ser um tabu em muitas famílias, alguns brasileiros não têm uma boa relação com as finanças, gastando tudo o que recebem ou, às vezes, até mais. Acontece que para solucionar todos os problemas da sua vida financeira é preciso de poucas ferramentas. A principal delas é o planejamento financeiro.

Essa medida tão simples, mas tão ignorada, pode fazer com que a sua vida fique muito mais fácil. Isso porque ela permite realizar sonhos, comprar tudo o que você deseja, além de nunca mais ficar devendo para ninguém. Por isso, hoje vamos falar de planejamento financeiro.

Quem pode fazer um planejamento financeiro?

Na prática, qualquer pessoa pode fazer um planejamento financeiro, desde que tenha 15 minutos na semana para isso. Apesar disso, especialistas dizem que a ferramenta é ainda mais importante para quem ganha um salário baixo. Nesses casos, a organização do dinheiro é ainda mais importante, principalmente para evitar o endividamento.

Isso porque pessoas que ganham bons salário possuem a opção de gastar mais em algumas ocasiões, sem prejuízo às contas. Contudo, quem ganha um salário mínimo, por exemplo, não tem espaço para erros e, por isso, controlar as finanças se torna uma necessidade. Por isso, fazer um planejamento financeiro é importante para todo mundo, mas principalmente para quem ganha pouco.

Além disso, o planejamento financeiro pode ser a saída para a sua aposentadoria antes dos 50 anos. Pode até parecer maluca a ideia de parar de trabalhar sem receber dinheiro do INSS, mas uma realidade pouco contada é que é possível, ganhando um salário razoável, parar de trabalhar antes da idade estipulada pelas regras da aposentadoria.

O planejamento financeiro permite que você organize o seu dinheiro por metas. Foto: Pexels

Como fazer o seu?

Para fazer um planejamento financeiro de qualidade, é preciso que você seja o mais detalhista possível, além de acompanhar os cálculos constantemente para ver se você está seguindo o planejado. Isso porque qualquer desvio de rota deve ser rapidamente corrigido para que você não tenha prejuízos no seu futuro.

O primeiro passo é, e sempre será, anotar tudo o que você ganha e o que você gasta. Nessa parte, você não pode esquecer nenhuma dívida que possui ou, ainda, deixar de anotar as rendas extras que ganha. Após fazer isso, veja tudo aquilo que você pode cortar para fazer sobrar mais dinheiro no final do mês. Vale lembrar que o cartão de crédito não pode pesar muito no seu orçamento, uma realidade que não acontece na maioria das famílias.

Depois disso, escreva tudo aquilo que você quer fazer ou comprar. Aqui, você escreverá todas as viagens, produtos e lazeres que quer aproveitar na sua vida. Posteriormente, você escolherá eles por prioridades, classificando do mais prioritário ao menos prioritário. O último passo do planejamento financeiro é ver quanto cada sonho custa e ver quanto você pode guardar para atingi-lo.

Depois disso vem a parte mais difícil: executar o plano. Isso porque é preciso ter muita paciência para executar o seu planejamento financeiro. Contudo, quando as recompensas chegarem, você verá que vale a pena fazer o controle dos seus gastos.

O post Planejamento financeiro: o que é e como fazer apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.