Está acabando o prazo do saque do FGTS
O saque do FGTS foi um dos principais eventos do ano para quem queria ter uma renda extra. Apesar disso, muitas pessoas ainda não tiraram o valor da conta do Caixa Tem. O problema é que o prazo para fazer isso está acabando. Por isso, é hora de você saber do que se trata esse saque, além de ver como ter acesso a esse valor ainda hoje.
Vale lembrar que o saque do FGTS só pode ser feito uma vez. Por isso, esse novo resgate não vale para quem já retirou os valores dentro do prazo dos depósitos. Para quem ainda não tirou, é preciso se apressar, pois o prazo está acabando.
Como fazer o saque dos valores?
Como falamos anteriormente, o valor do saque do FGTS se refere a um pagamento que aconteceu no início do ano. Todos os valores estão nas contas do Caixa Tem, mesmo para quem não tem a conta digital. A plataforma também é usada pelo Governo Federal para pagar alguns benefícios, como o Auxílio Caminhoneiro.
Por isso, se você quer ter acesso ao dinheiro do saque do FGTS, basta baixar o aplicativo. Ao entrar nele, você precisará fazer algumas medidas de segurança e desbloqueio da conta. Se você já usou a conta antes, basta entrar na conta normalmente. Dessa forma, se você ainda não resgatou o valor do saque do FGTS, ele estará na sua tela inicial. Vale lembrar que só recebe os valores quem tinha saldo no fundo de garantia no dia 31 de dezembro de 2021. Além disso, o valor é de, no máximo, R$1 mil, mas se você tinha menos que isso nas datas de pagamento, o governo liberou o seu saldo total.
Ao fazer o saque do FGTS, você terá um saldo menor na conta do fundo de garantia, o que pode prejudicar o financiamento de imóveis, por exemplo. Por outro lado, pegar o valor não muda a multa de 40% que o trabalhador tem em caso de demissão sem justa causa.
Foto: Reprodução
De onde vem o valor do saque do FGTS?
Em abril, maio e junho, todos os trabalhadores do Brasil receberam, em suas contas do Caixa Tem, o valor referente ao saque extraordinário do FGTS. O valor entrou nas contas dos trabalhadores seguindo um calendário determinado pelo Governo Federal, que respeitou o mês de nascimento dos contribuintes.
O pagamento começou no dia 20 de abril para os nascidos em janeiro. Contudo, quem nasceu em fevereiro, março, abril e maio recebeu nos dias 30 de abril, 4, 11 e 14 de maio, respectivamente. Os nascidos junho, julho, agosto e setembro receberam os valores do saque do FGTS nos dias 18, 21, 25 e 28 de maio, nessa ordem. Finalizando os pagamentos, quem nasceu em outubro, novembro e dezembro teve acesso ao valor nos dias 1°, 8 e 15 de junho.
Além disso, o saque do FGTS só poderá acontecer até o dia 15 de dezembro. Após esse prazo, o dinheiro volta à conta do fundo de garantia com a rentabilidade ajustada pelo rendimento normal do FGTS. Especialistas dizem que o valor é importante para quem precisa colocar as contas em dia ou para quem quer começar a investir.
O post Está acabando o prazo do saque do FGTS apareceu primeiro em Brasil123.