Indústria brasileira avança em agosto, apresentando maior otimismo
A produção industrial do Brasil cresceu 5,2% em agosto deste ano, na comparação com o mês anterior. O avanço é o quarto consecutivo e o mais forte do período. Aliás, a alta indica aceleração da indústria brasileira, uma vez que a alta registrada em julho foi de 3,4%, na comparação com junho.
A saber, estes dados fazem parte da Sondagem Industrial, pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira (16).
De acordo com a entidade, o nível de produção da indústria brasileira chegou a 54,5 ponto no mês passado. Esse valor superou a média para os meses de agosto, de 52,7 pontos.
Vale destacar que dados acima da linha divisória dos 50 pontos indicam aumento da produção, enquanto valores abaixo dessa marca refletem a retração da produção industrial.
Da mesma forma, o número de empregados na indústria brasileira cresceu pelo quarto mês seguido. Em agosto, o nível do índice chegou a 52,2 pontos, superando a média para os meses, de 49 pontos. Em outras palavras, o emprego habitualmente cai em agosto, mas isso não aconteceu em 2022.
AUXÍLIO BRASIL: Caixa INICIA pagamentos NESTE SÁBADO (17)
Otimismo dos empresários impulsiona indústria brasileira
De acordo com a CNI, a Utilização da Capacidade Instalada da indústria chegou a 73% em agosto, alta de dois pontos percentuais. A saber, este é o maior patamar registrado em 2022, além de ser o maior nível para meses de agosto desde 2013, quando o indicador alcançou 74%.
O nível de estoques de produtos finais na indústria também subiu em agosto. Em resumo, o índice ficou em 51,6 pontos, nível que indica estabilidade dos estoques no setor.
Estes resultados positivos foram impulsionados pelo otimismo dos empresários industriais. Segundo a CNI, o índice de expectativa da demanda chegou a 59,3 pontos em setembro, enquanto o índice de expectativa de número de empregados ficou em 53,9 pontos.
Por fim, o índice de expectativa de compras de matérias-primas chegou a 56,9 pontos. Já o indicador de expectativa de quantidade exportada ficou em 52,8 pontos. Isso quer dizer que todos estes índices tiveram fortes resultados, impulsionando a indústria brasileira.
Leia também: AUXÍLIO BRASIL: veja os estados com o maior número de usuários
O post Indústria brasileira avança em agosto, apresentando maior otimismo apareceu primeiro em Brasil123.