Banco Central informa vazamentos de chaves do Pix

O Banco Central informou nesta sexta-feira, 16, que houve o vazamento de algumas chaves do Pix. Em nota, a autarquia disse que cerca de 137,28 mil chaves da rede de pagamentos Abastece Aí foram vazadas. Apesar disso, os prejudicados não precisam se preocupar, dado que não foram roubadas informações mais importantes.

O vazamento levanta dúvidas sobre a segurança do Pix. Apesar disso, o Banco Central afirma que as transações e os dados estão seguros na entidade e que quaisquer falhas podem, e devem, ser comunicadas às autoridades e também aos clientes.

Banco Central acusa vazamentos

Depois de vazamentos em diversas instituições, como o C6 Bank e o Banco Pan, os usuários de mais uma rede de pagamentos estão preocupados. Isso porque a rede Abastece Aí foi vítima de uma falha de segurança, onde criminosos tiveram acesso a dados importantes por um longo período de tempo. A rede informará todas as vítimas.

Segundo dados da rede, informações como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta ficaram expostas de ​1º de julho a 14 de setembro. Por outro lado, informações mais sensíveis, como senhas, movimentações e extratos financeiros, seguem seguros, dado que criminosos não tiveram acesso a isso.

Na mesma nota, o Banco Central disse que aplicará todas as multas cabíveis à instituição e exigirá que as chaves do Pix fiquem, novamente, seguras. Além disso, a nota informa que as instituições não entrarão em contato por telefone com as vítimas, apenas por notificações oficiais no aplicativo. Com isso, o contato não acontecerá por SMS, mensagens ou e-mails.

A nota ainda fala que “mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação“.

Além disso, o vazamento das chaves do Pix foram de natureza cadastral. Isso quer dizer que não existe a possibilidade de fazer qualquer movimentação de valores com as informações.

(Imagem: Reprodução / Agência Brasil).

Usar o Pix é seguro?

Com o anúncio do Banco Central sobre o vazamento, muitas pessoas passaram a duvidar da segurança das chaves do Pix. Contudo, especialistas dizem que, mesmo com os vazamentos, há segurança nas transações feitas e os vazamentos fazem parte de problemas que os bancos resolverão gradativamente.

Isso porque entre as características do Pix está a transação imediata. Com isso, é impossível que o dinheiro vá para outras contas, exceto quando acontece erro de digitação por parte do usuário. Além disso, vale lembrar que o vazamento acontece apenas quando criminosos entram nos sistemas das instituições, o que não tem relação com o Banco Central.

Por isso, sempre que for cadastrar a sua chave do Pix em alguma instituição, pesquise pelo histórico de segurança dessa plataforma. Para empresas que já tiveram vazamentos, evite colocar todas as suas informações apenas nessa plataforma. Contudo, vale lembrar que as instituições financeiras do Brasil estão entre as mais seguras do mundo.

O post Banco Central informa vazamentos de chaves do Pix apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.