Ministro da Economia afirma que saúde fiscal do Brasil está forte
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira (14) que a saúde fiscal do Brasil está forte. Ele também criticou o teto de gastos e os governos anteriores ao de Bolsonaro.
De acordo com o ministro, o teto de gastos foi “mal desenhado”. Em resumo, ele criticou aqueles que falaram mal do governo atual devido à extrapolação do teto fiscal do país.
“O governo estava crescendo muito, então botaram teto. Esqueceram de botar as paredes, as reformas. Fácil botar um teto e sair correndo”, disse Guedes.
“Quando cheguei [ao ministério], já tive que aumentar salário. O piso subindo, o tempo inteiro, e eu usando bandeira da austeridade para proteger nações futuras”, acrescentou o ministro.
A saber, estas declarações ocorreram durante uma apresentação na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). No evento, Guedes voltou a ressaltar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre deste ano.
“Se não fizer nada até o fim do ano, já cresceu 2,6% [o PIB]. Pode chegar a 3%”, disse o ministro.
Mais de 10 MILHÕES podem sacar fundo do PIS/Pasep; veja como
Guedes também critica governos anteriores ao de Bolsonaro
Em sua apresentação, o ministro da Economia afirmou que os governos anteriores ao de Bolsonaro faziam “bola de neve” de endividamento. Contudo, o governo atual vem trabalhando para não faltar dinheiro e para “proteger futuras gerações”, segundo ele.
“Nós viramos o eixo, mudou a estrutura. E eu vou rapidamente. Primeiro, deixo essa mensagem inicial [na palestra]: o fiscal nunca esteve tão forte e veio para ficar“, falou aos presentes.
Além disso, Guedes criticou uma suposta “centralização de poder econômico” no mercado. “Maior inimigo da democracia é centralização do poder. Maior inimigo da economia é centralização do poder econômico. O maior amigo de economia de mercado é o que nós chamamos de descentralização de poder e decisões de mercado”, falou.
Leia também: Auxílio Brasil: governo corre para antecipar parcelas em outubro
O post Ministro da Economia afirma que saúde fiscal do Brasil está forte apareceu primeiro em Brasil123.