INSS: Saiba como consultar benefícios pelo celular

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem realizar a consulta de seus benefícios de forma rápida, sem sair de casa. O procedimento pode ser feito por meio do telefone, site ou aplicativo.

Como consultar o benefício do INSS

Por telefone

Aqueles que quiserem, podem consultar o benefício através da central de atendimento, pelo número 135. Ao fazer a ligação, será necessário informar o número do CPF e outros dados cadastrais, a fim de evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Pelo site

Por meio do site Meu INSS, o segurado consegue facilmente ter informações acerca do seu benefício. Ao acessar a plataforma com o login e senha, basta buscar pelo “Extrato de Pagamento” e conferir todas informações concernentes aos repasses do abono.

Também pelo site, é possível acessar outros serviços do INSS, como:

Agendamentos;
Solicitação de extratos; e
Consulta do número do benefício.

Pelo aplicativo

Por fim, o aposentado ou pensionista pode obter as informações através do aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Como no site, também será necessário fazer o login para ter acesso aos serviços disponibilizados pela autarquia.

Solicitação e análise de benefícios

Por meio dos canais digitais, os segurados também fazer a solicitação de benefícios. No total, mais de 90 serviços podem ser solicitados diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS. Veja alguns deles:

Aposentadoria por idade;
Aposentadoria por tempo de contribuição;
Salário maternidade;
Pensão por morte;
Auxílio-doença;
Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
Benefícios Assistenciais;
Certidão de tempo de contribuição;
Alterar local ou forma de pagamento;
Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
Solicitar pagamento de benefício não recebido;
Recurso e revisão.

O segurado também consegue enviar a documentação digitalizada, escaneada ou fotografada pelo próprio celular. Feita a solicitação, é possível acompanhar o pedido pelo número do protocolo.

Após fazer a análise, o INSS dará um dos seguintes resultados referente ao benefício:

Habilitado: quando o pedido ainda está em avaliação;
Deferido: quando o benefício foi aprovado e será concedido;
Indeferido: quando o benefício foi analisado e negado para o segurado.

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