CLT: quais os direitos de quem pede demissão?

O mercado de trabalho vem mudando muito ao longo dos últimos 3 anos e isso vem mexendo diretamente nos benefícios que os trabalhadores CLT têm acesso. Segundo pesquisas de empresas do setor, o número de pedidos de demissão vem aumentando significativamente nas parcelas mais bem remuneradas da sociedade.

Segundo especialistas, a medida é um reflexo do que aconteceu na pandemia, quando muitas pessoas mudaram a mentalidade de apenas trabalhar para um mundo onde se possa juntar trabalho e lazer. Com isso, os profissionais CLT precisam ficar atento a quais são os seus direitos na hora de pedir as contas.

Aumento de pedidos de demissão

Um fenômeno curioso vem acontecendo em todo o mundo. Funcionários mais qualificados, normalmente com cursos profissionalizantes e superiores, estão pedindo demissão de seus trabalhos. Com isso, o profissional CLT já não é mais tão passivo às regras das empresas, afirmam especialistas. O motivo parece ser bastante claro.

Com a chegada da pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar de forma remota, conseguindo unir o trabalho com o lazer. Mesmo em casa, os profissionais CLT passaram a aproveitar mais tempo com a família, deixando de passar, muitas vezes, horas no transporte público. Por outro lado, quem ficou desempregado durante o período também foi obrigado a ficar mais tempo com a família e agora não aceita qualquer tarefa remunerada.

Estudos do setor mostram que o profissional CLT agora quer conseguir juntar o trabalho com o lazer, seja trabalhando em casa, seja procurando empregos mais perto de casa. Dessa forma, as empresas precisam se adequar às novas regras. Isso porque quem parece estar mandando na relação de trabalho agora são os trabalhadores.

Por isso, especialistas dizem que as empresas devem, cada dia mais, ouvir os profissionais CLT que contratam, de modo a não perder os empregados para empresas melhores.

Foto: Reprodução

Os direitos dos CLT que pedem demissão

A CLT já aceita que trabalhadores façam as suas tarefas de casa. Com isso, muitas pessoas estão pedindo demissão. E nessas horas, muitas pessoas ainda esquecem de seus direitos. Por isso, hoje vamos falar a que têm direito essas pessoas que pedem as contas.

O ponto positivo de pedir demissão é que os trabalhadores CLT devem receber as férias vencidas, além de proporcionais, acrescidos de um terço do valor. Além disso, recebem o 13° salário proporcional ao tempo trabalhado. Por outro lado, essas pessoas ficam sem acesso ao fundo de garantia, além da multa de 40% sobre o saldo do FGTS na hora da demissão.

Além disso, essas pessoas também podem optar por fazer o aviso prévio ou rescindir o contrato na hora. Nesses casos, o trabalhador ainda pode receber um valor a mais, desde que cumpra o aviso. Nesse ponto, as regras da CLT dão uma grande flexibilidade aos trabalhadores.

Além disso, especialistas dizem que pedir demissão exige cautela. Para isso, é preciso fazer um planejamento financeiro para não depender de nenhum incentivo do Governo Federal.

O post CLT: quais os direitos de quem pede demissão? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.