Faça isso se você quer receber as duas parcelas do Vale Gás que irão sair
De acordo com o pré-estabelecido na legislação, o vale gás ainda será pago nos meses de outubro e dezembro. Por isso, quem ainda não recebe o benefício, ainda tem condições de receber. Assim, faça o que indicamos se você quer receber as duas parcelas do Vale Gás que irão sair.
Entenda os valores do Vale Gás até dezembro de 2022
O Vale Gás foi instituído em dezembro de 2021, correspondente a ½ do valor do botijão de gás de 13 kg, a ser pago a cada 2 meses. Esta é a regra básica do benefício.
No mês de julho deste ano, com a PEC dos Benefícios, a quantia do Vale Gás passou a ser de 1 botijão de gás de 13 kg, até o mês de dezembro deste ano. Quem calcula este valor é a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível), tendo por base o preço médio dos últimos 6 meses do botijão, praticado em todo o país.
No mês de agosto, foi pago a quantia de R$110,49 juntamente com o Auxílio Brasil e os outros benefícios, para os 5,6 milhões de cadastrados de baixa renda, que já vinham sendo favorecidas. Ainda faltam o pagamento de duas parcelas do benefício com valores “turbinados”. Para 2023, a quantia retorna a regra básica de ½ valor médio do gás de cozinha.
Quem tem direito a receber?
O direito ao auxílio do Vale Gás, que é pago a cada 2 meses, a família precisa atender ao requisito principal que é estar cadastrada no CadÚnico, e comprovar renda familiar per capita menor ou igual a ½ salário-mínimo nacional, que hoje representa R$606,00.
Assim, a porta de entrada do benefício é estar cadastrado no CadÚnico. Para tanto, é preciso que o representante da família, se dirija até o CRAS da cidade em que reside, portando o seu CPF e o comprovante de residência. Além disso, deve apresentar documentos dos outros moradores da casa.
Como se inscrever para receber o Vale Gás?
Não é necessário fazer cadastro algum. Os dados são coletados pelo Ministério da Cidadania, utilizando a base de dados do CadÚnico, Auxílio Brasil, BPC entre outros.
O Vale Gás correspondente a ½ do valor do botijão de gás de 13 kg – Reprodução Pixabay
Como consultar se você foi incluído no Vale Gás?
Como a inscrição do CadÚnico pode ser feita a qualquer tempo, a sua inclusão no Vale Gás é feita automaticamente a cada mês de pagamento. Dessa forma, antes de fechar a folha de pagamento, o Ministério da Cidadania realiza uma busca de famílias cadastradas que possuem o direito e as inclui, atendendo o limite de orçamento que o programa disponibiliza.
Você pode consultar se está incluído no programa, usando o aplicativo do Auxílio Brasil, inserindo o CPF do representante da família. Além disso, é possível consultar o valor a ser recebido, o extrato do pagamento e a data do próximo depósito.
Por fim, a consulta também pode ser feita pelo telefone 111 do Atendimento da Caixa Econômica Federal, ou utilizando o aplicativo Caixa Tem.
Agora que você já sabe sobre as parcelas do Vale Gás, ainda dá tempo de receber!!!!! O próximo pagamento é no mês de outubro!
O post Faça isso se você quer receber as duas parcelas do Vale Gás que irão sair apareceu primeiro em Brasil123.