Passo a passo para recorrer de benefício negado
Seu benefício foi negado? Não se desespere!!! Pois há possibilidade de reverter esta situação. Acompanhe a leitura deste artigo e saiba o passo a passo para recorrer de benefício negado. Para recorrer, é preciso solicitar um recurso administrativo, que se configura como sendo um pedido de uma nova análise.
O que é o recurso do INSS?
Primeiramente, o recurso do INSS é chamado de Recurso Administrativo, e significa um pedido de reanálise da decisão que indeferiu o benefício. Assim, você deverá preencher o Formulário de Recurso, e colocar todos os pontos que embasam a sua solicitação, bem como, os pontos que você considera que o INSS não avaliou.
Dessa forma, este recurso pode ser feito pelo próprio beneficiário, ou em caso de falecimento deste, por seu dependente. Logo, qualquer benefício que você solicitou ao INSS e que for negado, é possível fazer o recurso.
Como fazer o preenchimento do formulário de recurso?
Para preencher o formulário de recurso e recorrer do benefício negado, você pode preencher sozinho, ou procurar ajuda de um advogado. Você pode preencher o formulário à mão ou de forma online. Então, vamos ensinar como preencher o formulário em um passo a passo nos campos específicos:
Onde diz “Segurado”, escreva o seu nome completo;
No campo “Recorrente”, coloque o seu nome completo, se for você que estará protocolando o pedido;
Você deve preencher o campo “Endereço para Correspondência” com o seu endereço residencial, o mais completo possível;
Em seguida, no campo “Motivo do recurso”, marque a opção “Indeferimento do benefício” e informe ao lado o número do benefício;
No espaço destinado para informar as “Razões do recurso”, coloque de forma direta e detalhada, quais foram os erros encontrados na análise dos documentos. Não esqueça de solicitar uma nova análise dos documentos, identificando os pontos que o INSS ignorou.
Viu como é fácil preencher o formulário de solicitação de recurso de benefício? Então, agora que está finalizado, vamos seguir para o protocolo do formulário.
O beneficiário deverá preencher o Formulário de Recurso, e colocar todos os pontos que embasam a sua solicitação – Reprodução AdobeStock
Como protocolar o Formulário de Recurso?
Protocolar significa entregar o Formulário, que pode ser feito de 3 formas diferentes:
Diretamente na agência do INSS: para isso você precisa agendar um horário pelo telefone 135, e comparecer no dia e horário marcado para realizar o protocolo;
Utilizando a maneira digital: entre no site Meu INSS, e clique em “Agendamentos/Requerimentos”, procure pela opção “Recurso – atendimento à distância”. Tenha todos os documentos digitalizados para inserir nos campos do recurso;
Utilizando os correios: coloque em um envelope o formulário de recurso e os outros documentos necessários. Envie utilizando o sistema “Correspondência comum + AR (Aviso de Recebimento).
Portanto, seja de qualquer forma que você optar em protocolar o Formulário de recurso e os documentos comprobatórios, a primeira ação do INSS é informar o número de protocolo dos documentos, que significa o recebimento dos documentos pelo INSS.
Por fim, agora que você já sabe o que fazer para recorrer se houver negativa do seu benefício, não se desespere, siga as nossas dicas e faça o Recurso. Assim, será feita a reanálise da solicitação e você terá a resposta depois de um certo tempo, que não está determinado.
O post Passo a passo para recorrer de benefício negado apareceu primeiro em Brasil123.