Conheça os requisitos para bolsa ProUni
O ProUni é um programa que oferece bolsas de estudo para o estudante frequentar universidades privadas. Por isso que hoje, nós vamos indicar todos os requisitos necessários para conseguir uma Bolsa ProUni.
A bolsa de estudo pode ser integral (100%) ou parcial (50%). Dessa forma, no caso de bolsa parcial, o estudante deverá assumir a responsabilidade de pagamento dos outros 50% do valor do curso que irá fazer.
No caso da bola integral, o programa pagará totalmente os custos com a formação superior do estudante. Possui validade durante a realização toda do curso, mas os alunos devem atender os requisitos exigidos durante o período do curso.
Quem pode participar do Programa ProUni?
Antes de tudo, saiba que quem pode participar do Prouni precisa atender a alguns critérios, dentre eles socioeconômico. Então, confira quais são as especificações para poder concorrer a uma bolsa Prouni:
Ter frequentado escola pública no Ensino Médio: este critério foi estipulado pelo MEC, mas pode participar também estudantes que realizaram Ensino Médio em escola particular, desde que o fizeram com bolsa de estudos integral;
Ter realizado a última edição do ENEM: e para concorrer é preciso possuir nota mínima de 450 pontos, e não ter zerado na redação;
Ter sido professor de escola pública: em caso de cursos de licenciatura e pedagogia. Precisa ser efetivo no magistério, estar em sala de aula, e obter a pontuação mínima na nota do Enem;
Possuir deficiência comprovada na matrícula do ensino superior, além de levar comprovantes pessoais e o perfil socioeconômico.
Quais são os critérios socioeconômicos para participar do ProUni?
A renda familiar per capita do estudante não pode ultrapassar em 3 salários-mínimos nacionais. Assim, para realizar o cálculo, é preciso somar a renda bruta de todas as pessoas que residem na mesma casa e dividir o valor pela quantidade de pessoas que moram na casa.
No caso de bolsa integral: a renda familiar per capita deve ser inferior a 1 e ½ salários-mínimos;
No caso de bolsa parcial: a renda familiar per capita deverá ser de até R$ 3 salários-mínimos;
O programa faz a reserva de vagas para estudantes cotistas.
Além disso, é possível para os alunos com bolsa parcial, serem incluídos no Programa do FIES para complementar o restante do pagamento. Neste caso, não será necessário um fiador.
A renda familiar per capita do estudante não pode ultrapassar em 3 salários-mínimos nacionais – Reprodução AdobeStock
Como é feita a classificação dos estudantes para as bolsas de estudo do ProUni?
A prioridade para a classificação segue, então, os seguintes critérios: no caso de cursos de licenciatura e pedagogia, a preferência é para professores da rede pública de educação.
Nas vagas de outros cursos:
Tenha curso de Ensino Médio em escola pública de maneira integral;
Tenha curso de Ensino Médio em escola pública de maneira parcial com o restante do curso em escola privada com bolsa de estudos;
Tenha curso de Ensino Médio em escola pública de maneira parcial com o restante do curso em escola privada sem bolsa de estudos, ou com bolsa parcial;
Tenha curso de Ensino Médio em escola privada, com bolsa de estudo integral;
Tenha curso de Ensino Médio em escola privada, com bolsa de estudo parcial, ou sem bolsa de estudo.
O post Conheça os requisitos para bolsa ProUni apareceu primeiro em Brasil123.