Como sacar o PIS/PASEP: veja documentos e formas de ter acesso ao dinheiro
Hoje falaremos sobre como sacar PIS/PASEP. Por isso, separamos diversas informações para que você confira os documentos e as formas de ter acesso ao dinheiro.
Ademais, saberemos mais a respeito do abono que é um direito dos trabalhadores brasileiros. Então, se você trabalha com carteira assinada e possui mais de 5 anos de registros, saiba que você pode receber até um salário mínimo referente ao PIS/PASEP.
Portanto, se quer saber mais sobre o assunto e também, saber o que é necessário para ter acesso ao dinheiro, não deixe de ler até a última linha para ficar por dentro dos detalhes.
O que é o PIS/PASEP?
O Programa de Integração Social, PIS, e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, PASEP, são contribuições sociais tributárias que devem ser pagas a todos os brasileiros que se enquadram nas suas regras.
O PIS/PASEP diz respeito a um salário mínimo pago uma vez por ano. E tem como destino os brasileiros que possuem registros em carteira, por pelo menos 30 dias, durante o ano-base, que geralmente é o ano anterior ao do pagamento.
Quem tem direito ao PIS/PASEP?
Como vimos anteriormente, todos os trabalhadores com carteira assinada, tanto do setor público, quanto do setor privado podem receber o abono salarial do PIS/PASEP.
No entanto, deve se observar algumas regras para que o cidadão tenha acesso a essa quantia. Assim, o primeiro ponto importante, é que o trabalhador precisa estar inscrito na base de dados do abono salarial há pelo menos 5 anos.
Portanto, quer dizer que, para receber o abono em 2022, o seu primeiro registro em carteira precisa ter sido em 2017, ou antes. Além disso, o trabalhador precisa ter exercido atividades profissionais por pelo menos 30 dias durante o ano base, que nesse caso, é 2021.
Os ganhos mensais do cidadão também não podem ultrapassar a marca de 2 salários mínimos, ou 2424 reais por mês durante esse período. Com as regras preenchidas, ele terá direito ao abono.
Qual o valor do PIS/PASEP?
O cálculo do valor do abono se dá com a quantidade de dias trabalhados durante o ano base. Ou seja, a cada 30 dias ou um mês de exercício em atividades profissionais registradas em carteira, o trabalhador tem direito a 101 reais.
Dessa forma, para quem trabalhou por 6 meses, por exemplo, o abono será de 606 reais, e assim, sucessivamente.
Então, para ter direito a receber um salário de abono, o trabalhador deve exercer a função por todos os 12 meses do ano base. Assim, o resultado da soma chega a 1212 reais, que é o valor do salário mínimo atualmente.
Como sacar o PIS/PASEP?
Agora que você já sabe o que é PIS/PASEP e quem tem direito ao abono salarial, vejamos como fazer o saque da quantia a que você tem direito.
O saque pode ser feito de diversas formas e isso vai depender se você possui ou não conta na Caixa Econômica Federal.
Aliás, também é possível realizar o saque através do Cartão Cidadão ou presencialmente, em uma agência da instituição. Portanto, veja a seguir como proceder em cada caso.
Como sacar o PIS/PASEP? Para quem tem conta corrente ou poupança na Caixa
Essa é maneira mais simples de sacar as quantias do PIS/PASEP, pois para os correntistas da Caixa, o dinheiro é creditado de forma automática, na data estipulada.
Para verificar se o dinheiro já está disponível você pode acessar seu Internet Banking ou ir a um caixa eletrônico. Dessa forma, é possível sacar ou transferir o dinheiro para outra conta.
Como sacar o PIS/PASEP para quem tem Cartão Cidadão e senha
Essa também é uma forma simples de sacar o PIS/PASEP. Para isso, você só precisa do seu Cartão Cidadão e da senha.
Ao se dirigir a um caixa eletrônico, basta inserir o cartão. Em seguida, digitar a senha e conferir o saldo. Se o dinheiro já estiver disponível, basta selecionar a opção de saque, confirmar sua senha e retirar a quantia.
Para quem não possui conta na Caixa nem Cartão Cidadão
Se você não é correntista da Caixa e nem possui Cartão Cidadão ou a senha, precisará ir até uma agência do banco. Não esqueça de levar um documento de identificação oficial com foto.
Apesar de ser um pouco mais demorada essa também é uma forma eficaz de realizar o saque. Agora que você já sabe como sacar PIS/PASEP, veja qual é a melhor opção para você. Assim, tenha seu abono salarial.