Preços dos alimentos na ‘porta de fábrica’ sobem pelo 6º mês seguido

A população brasileira continua pagando caro para comprar alimentos no país. A cada mês que se passa, os preços de diversos itens sobem significativamente, pressionando a renda das famílias brasileiras. E os dados referentes a julho refletem bem esse cenário no país.

De acordo com o Índice de Preços ao Produtor (IPP), medido pelo IBGE, a inflação dos alimentos variou 2,97% em julho. A saber, a alta foi a quinta consecutiva e mostra o quanto os preços dos alimentos não param de subir no país.

De acordo com o IBGE, o IPP analisa o progresso dos preços dos produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e frete. Em resumo, essa inflação ao produtor acaba refletindo nos preços disponibilizados ao consumidor final.

Aliás, quando os preços no atacado aceleram, a expectativa é que os preços no varejo sigam a mesma trajetória. Por isso, os valores mais altos de diversos itens, encontrados em julho e agosto, refletiram a aceleração do IPP.

Restituição do 4 lote do IR será paga NESTA SEMANA

Leite e seus derivados impulsionam preços dos alimentos

Segundo o IBGE, o leite e seus derivados exerceram a maior influência no setor de alimentos em julho. Aliás, isso também aconteceu em junho.

Em suma, os itens ficaram bem mais caros no mês passado devido ao clima seco, que prejudica a qualidade das pastagens e aumenta os custos de produção. Tudo isso acaba repassado para o consumidor, que teve que pagar mais caro para consumir estes produtos.

“Os produtos que mais influenciaram o resultado foram o leite e seus derivados, seguido pelo açúcar, derivados de soja e carnes e suas miudezas de aves congeladas”, explicou o economista do IBGE, Manuel Campos.

Por fim, vale destacar que o setor de alimentos é o de maior contribuição no cálculo do Índice de Preços ao Produto, que variou 1,21% em julho. Em suma, o setor responde por 23,66% da variação do índice, segundo o IBGE.

Leia também: Auxílio Caminhoneiro: e se o trabalhador não enviar a autodeclaração?

O post Preços dos alimentos na ‘porta de fábrica’ sobem pelo 6º mês seguido apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.