Meu INSS: Quais os principais serviços disponíveis e como usá-los?
O “Meu INSS” é a plataforma digital da Previdência Social que permite ao segurado ter acesso aos serviços da autarquia de forma mais facilitada e sem sair de casa.
É possível acessar mais de 90 serviços do INSS, além dos disponíveis pelo Gov.br. Neste sentido, veja a seguir como se cadastrar na plataforma, quais as principais ferramentas e como utilizá-las.
Cadastro no Meu INSS
Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS no seu celular (Android ou iOS).
Clique em cadastrar senha;
Toque em ‘Crie sua conta gov.br’ e selecione a opção ‘Número do CPF’;
Informe seus dados pessoais, como número do CPF e nome completo e clique em ‘avançar’ para conceder as demais informações;
Confirme seu e-mail e o número do celular;
Crie sua senha e retorne ao site Meu INSS e clique em ‘Entrar’;
Autorize o compartilhamento dos seus dados do gov.br para o INSS;
Em seguida, confirme o histórico da sua vida de trabalho, incluindo datas e nomes de empresas em que trabalhou. Nesse momento, é bom ter a sua carteira de trabalho em mãos;
Prontinho! Você já pode usar o Meu INSS
Solicitar a aposentadoria
Faça o login no Meu INSS;
Vá em “Serviços”,
Clique em “Benefício”;
Selecione a opção “Agendamentos/Solicitações”;
Toque em “Novo Requerimento”;
Selecione a aposentadoria e a categoria desejada;
Preencha ou atualize suas informações;
Anexe os documentos necessários;
Informe os dados exigidos;
Feito isso, basta concluir o pedido.
Agendamento de perícia médica
Acesse o portal Meu INSS;
Vá em “Agende sua perícia”;
Em seguida clique em “Agendar Novo”;
Acompanhe seu agendamento na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.
Revisão de benefício
Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS;
Faça o login;
Clique em “Agendamentos/Solicitações” e em seguida “Novo requerimento”;
Selecione o serviço desejado e “Atualizar”;
Confira ou atualize seus dados e clique em “Avançar”;
Preencha todos os dados solicitados para concluir seu pedido.
Consultar e solicitar extrato de contribuição (CNIS)
Para consultar:
Acesse o Meu INSS;
Procure pela opção “Extrato Previdenciário”;
Baixe o PDF referente ao documento.
Para solicitar:
Faça login no Meu INSS;
Clique em Extrato de Contribuição (CNIS);
Para ter o documento, toque em Baixar PDF.
Solicitar pensão por morte
Acesse o portal Meu INSS;
Informe o CPF e senha cadastrada;
Busque pela opção “Agendamentos/Requerimentos”;
Selecione “Novo requerimento””;
Procure na barra de pesquisa o benefício desejado, no caso a pensão por morte;
Confira seus dados e atualize, se necessário;
Responda as perguntas que serão feitas, que incluem nome e número de documento dos dependentes;
Feito isso, anexe os documentos exigidos e clique em “Avançar”.
Outros serviços disponíveis
Alterar pagamento para conta-corrente;
Carta de Concessão;
Certidão de tempo de contribuição;
Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
Consulta do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
Declaração de Benefício do INSS;
Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI);
Emitir extrato de pagamento;
Emitir Guia de Pagamentos (GPS);
Encontre uma Agência;
Enviar documentos digitalizados;
Prova de Vida Digital;
Recurso e revisão;
Resultado de Benefício por Incapacidade;
Salário-maternidade;
Simular a aposentadoria;
Solicitar aposentadoria e outros benefícios do instituto.