AUXÍLIO BRASIL: veja onde o número de beneficiários disparou

O Auxílio Brasil é o principal programa do governo federal em execução no país. A saber, o benefício teve início em novembro de 2021 e contava com quase 15 milhões de usuários. No entanto, esse número cresceu 2,7% e, atualmente, o programa conta com mais de 20 milhões de beneficiários.

Em resumo, o governo federal incluiu mais de dois milhões de pessoas na folha de pagamento do auxílio em agosto. Isso foi possível graças à Emenda Constitucional nº 123, que permitiu ao governo gastar R$ 41,2 bilhões além do teto de gastos em 2022. E a maior parte desse montante seguiu para o Auxílio Brasil.

Seja como for, há estados em que a taxa de crescimento do número de beneficiários superou significativamente à média nacional. Veja abaixo quais Unidades da Federação (UFs) têm os maiores avanços percentuais:

Pernambuco: 4,6%;
Piauí: 4,6%;
Sergipe: 4,6%;
Amapá: 4,5%;
Bahia: 4,2%.

Em suma, estes números se referem ao crescimento do número de beneficiários do Auxílio Brasil de acordo com o volume de cada UF. Isso quer dizer que esta lista não mostra os estados com os maiores aumentos nominais, mas apenas percentuais.

Embora estes estados tenham taxas de crescimento bem expressiva, outras UFs não registraram aumentos significativos no número de novos beneficiários. Aliás, os menores percentuais de aumentos foram verificados em Roraima (1,9%) e Rondônia (1,9%).

Leia também: PEC das Bondades deverá melhorar economia do Brasil, diz estudo

Números geram críticas da oposição do governo

As diferenças de crescimento do número de beneficiários entre as UFs não passou despercebida pela oposição do governo federal. Esse cenário vem gerando muitas críticas sobre a divisão dos saldos do programa social.

De acordo com alguns críticos, o governo vem aumentando o número de beneficiários em estados onde o presidente Jair Bolsonaro perdeu as eleições presidenciais de 2018. Em outras palavras, isso seria uma maneira de angariar votos para Bolsonaro, que tenta a reeleição neste ano.

Ao responder as críticas, o Ministério da Cidadania afirmou que é impossível dar preferência para qualquer estado ou região do país. Em síntese, toda a seleção de novos usuários acontece automaticamente e de maneira impessoal, segundo a pasta.

Veja ainda: Inflação ficará abaixo de 7,00% no Brasil em 2022, projetam analistas

O post AUXÍLIO BRASIL: veja onde o número de beneficiários disparou apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.