Auxílio Taxista: veja se você tem o dinheiro!
A primeira rodada do Auxílio Taxista já aconteceu. Agora, resta aos beneficiários saber se tiveram acesso ao valor ou se precisarão esperar a segunda rodada de pagamentos. E por mais que pareça complicado, é bastante simples entender o benefício e saber onde está o valor. Além disso, é preciso ficar atento às regras do pagamento.
Por isso, hoje vamos falar sobre o primeiro pagamento do Auxílio Taxista, mostrar quem tem direito ao valor e onde consultar o saldo. Vale lembrar que quem não segue as regras não tem direito ao valor do benefício.
Auxílio Taxista: regras e valores
O Auxílio Taxista é um dos diversos benefícios criados pelo Governo Federal no mês passado com a PEC Kamikaze. O projeto previu também um aumento no Auxílio Brasil, no vale-gás e a criação do Auxílio Caminhoneiro. Contudo, o Auxílio Taxista foi um dos que teve o menor entendimento, dada a complexidade de o governo obter os dados.
Contudo, as prefeituras enviaram os dados dos taxistas cadastrados ao Governo Federal. Com isso, a primeira rodada de pagamentos aconteceu nessa terça-feira, 16. O primeiro pagamento do Auxílio Taxista contemplou duas parcelas: a de julho e a de agosto. Com isso, ela será a rodada de pagamentos com o maior valor para o beneficiário.
Para ter acesso ao Auxílio Taxista é preciso estar com CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regularizados, ter registro para exercer a profissão, emitido pelo órgão competente da localidade da prestação de serviço até 31 de maio de 2022. Além disso, é fundamental ser motorista de táxi titular de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital em efetivo exercício da atividade profissional e ser motorista de táxi com autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital, em efetivo exercício da atividade. Dessa forma, até mesmo taxistas sem carro próprio têm direito ao Auxílio Taxista. O valor é de R$1 mil por parcela.
Foto: Unsplash
Como saber se você recebeu o dinheiro?
Todos os valores do Auxílio Taxista serão pagos através do aplicativo do Caixa Tem, a conta digital usada pelo Governo Federal para pagar grandes programas de transferência de renda. Apesar disso, se você não tem a conta lá, o governo cria para você automaticamente. Dessa forma, você precisa apenas validar a sua conta fazendo o primeiro acesso.
Com isso, basta acessar o Caixa Tem e ver o extrato da conta. Se nele tiver uma transferência com o nome de “BEm Taxista”, é sinal de que você recebeu o dinheiro e deve ter R$2 mil na sua conta. Isso porque o primeiro pagamento se refere a dois meses, conforme comentamos. Contudo, se você não recebeu, é preciso entender se a sua cidade enviou os seus dados ao Governo Federal no prazo correto. Caso isso não tenha acontecido, uma nova rodada de pagamentos do Auxílio Taxista acontecerá no dia 30 de agosto.
Vale lembrar que todos os meses as prefeituras podem incluir novos beneficiários no Auxílio Taxista. Por isso, se no dia 30 você não receber, é preciso ir até a prefeitura da sua cidade.
O post Auxílio Taxista: veja se você tem o dinheiro! apareceu primeiro em Brasil123.