Poupança: conceito flexível nos seus hábitos de consumo
A poupança pode ser parte de um processo flexível na sua rotina, para isso, é importante que tenha clareza sobre quais são seus objetivos para definir suas metas.
Poupança: conceito flexível nos seus hábitos de consumo
Dentro do conceito de poupança flexível, é importante que suas metas iniciais sejam baseadas em seus hábitos de compra e consumo. Dessa forma, poderá analisar na sua rotina o que é passível de mudança.
Faça trocas econômicas
Por exemplo, é possível trocar o seu cartão de crédito tradicional por uma opção isenta de tarifas. Visto que as fintechs oferecem serviços bancários, em sua maioria, com isenção de taxas.
Por isso, também pode ser viável fazer essa troca no que diz respeito à sua conta bancária. No entanto, dentro do conceito de flexibilidade na poupança, é importante poupar todos os valores economizados, ainda que sejam valores irrisórios.
Visualize o seu processo de forma tangível
Dessa maneira, estará criando um processo flexível e uma visualização tangível do seu processo; o que será muito importante para que se construa uma relação positiva com suas finanças em longo prazo.
Refaça o seu planejamento periodicamente
Com o passar do tempo é viável que refaça o seu planejamento financeiro, definindo metas específicas e direcionando valores fixos para a poupança. No entanto, o conceito de flexibilidade se refere ao fato de uma melhor observação sobre quais são os seus (atuais) hábitos nocivos financeiramente.
Analise o mercado e conheça outras opções
Além disso, é possível que estude o mercado de investimentos e confira outras opções de renda fixa, considerando as muitas possibilidades para quem deseja elevar sua rentabilidade de forma segura. No entanto, assim como no início do seu processo, é viável que estude as possibilidades e faça um planejamento de forma gradual.
É importante entender a poupança como um conceito dentro da sua rotina, já que através dessa observação e da flexibilidade planejada é possível que questione seus hábitos de compra e consumo e, principalmente, diminua seus impulsos de compra.
Não abdique desse processo
Ainda que o seu planejamento financeiro ocorra de forma não linear, é viável que não abdique desse processo; já que ao abdicar de planejar suas finanças, estará deixando de controlar algo que já está ocorrendo na sua rotina.
Portanto, é importante que seja flexível com o seu processo e com o seu fluxo de forma abrangente para que o planejamento financeiro se torne um processo positivo e não uma fonte de autocobrança; já que, dessa forma, a tendência é que abandone todo o seu fluxo e não adote o conceito da poupança dentro do seu hábito de consumo.