AUXÍLIO-TAXISTA: veja por que o benefício ainda não foi pago

O governo federal iniciou o pagamento dos seus principais programas sociais nesta terça-feira (9). A saber, parte dos beneficiários pôde ter acesso ao Auxílio Brasil, ao vale-gás nacional e ao auxílio caminhoneiro a partir de ontem. Contudo, os taxistas não tiveram esse mesmo calendário de pagamentos.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, os programas como o Auxílio Brasil e o vale-gás já têm bases de seleção definidas. Isso quer dizer que o governo não tem muito trabalho para definir quem poderá receber os auxílios, entre os milhões de pedidos.

No caso do auxílio caminhoneiro, os trabalhadores já tinham os seus dados registrados na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e o governo acessou essa base de informações.

No entanto, os taxistas não possuíam nenhum órgão oficial para realizar a contagem e a classificação dos trabalhadores. Por isso, o governo teve mais dificuldades para conseguir definir quais profissionais teriam direito ao auxílio.

Um em cada cinco brasileiros se endividou nos últimos 12 meses

Prefeituras devem enviar dados dos taxistas para o governo

Em resumo, as prefeituras estaduais e do Distrito Federal tiveram até o último dia 2 para enviar as informações dos taxistas ao Ministério do Trabalho e Previdência. Essa era a única forma de liberar o pagamento aos profissionais, pois o governo irá conferir os dados enviados.

A saber, a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) ainda irá selecionar os usuários elegíveis ao auxílio. Por isso, quanto mais cedo as prefeituras enviarem os dados dos taxistas, mais cedo eles deverão ter acesso ao benefício.

No entanto, caso as prefeituras ainda não tenham enviado as informações, terão até a próxima segunda-feira (15) para enviar os dados dos taxistas. Segundo o governo, o objetivo é permitir que todos os trabalhadores elegíveis possam receber o auxílio.

Seja como for, o calendário de pagamento do auxílio-taxista ainda está mantido. Assim, a primeira parcela será paga na próxima semana, juntamente com a segunda. Veja abaixo as datas definidas:

1ª e 2ª Parcelas: 16 de agosto;
3ª Parcela: 24 de setembro;
4ª Parcela: 22 de outubro;
5ª Parcela: 26 de novembro;
6ª Parcela: 17 de dezembro.

Leia também: Inflação no Brasil em julho é a MENOR desde 1980

O post AUXÍLIO-TAXISTA: veja por que o benefício ainda não foi pago apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.