Nubank, Itaú e Santander apresentam falhas no PIX nesta sexta-feira (05)
No início da tarde desta sexta-feira (05), os clientes do Nubank passaram a se queixar de um problema no aplicativo. De acordo com os usuários, ao tentarem realizar uma transferência de outra instituição financeira para o Nubank, o dinheiro desaparece da conta, ou sequer é permitido ser transferido pelo banco remetente.
“Pix da Nubank hoje está girando no mesmo time do antigo TED, aquele que era usado pelo povo Asteca”, disse um dos clientes da fintech em sua rede social. “Cade o dinheiro que fix por pix, Nubank???????”, postou outro usuário.
Por meio de uma das redes sociais, o Nubank informou que o problema já foi detectado, que trata-se de uma oscilação no Pix. “Já estamos trabalhando para resolver”, informou a fintech.
Outros bancos também estão com problema no PIX
Além do Nubank, clientes relataram uma oscilação no procedimento de transferência instantânea em outros bancos nesta sexta-feira (05). De acordo com as informações, as instituições Santander, Banco do Brasil, Itaú e Inter também apresentaram falhas no PIX.
O banco Itáu se pronunciou e informou que desconhecem “informativos de instabilidade”. Além disso, informou que as transações via PIX podem levar alguns instantes para compensar em outras contas.
O banco Santander também emitiu uma nota em suas redes sociais, dizendo: “Identificamos uma instabilidade em nossos canais e já estamos trabalhando para regularização. Por favor, tente novamente mais tarde.
Pix parcelado do Nubank
Recentemente, o Nubank lançou um novo serviço. O Pix no Crédito permite que os clientes possam usar o limite do cartão de crédito para realizar uma transação via Pix parcelada.
Os usuários poderão optar por fazer o Pix com pagamento em uma única parcela ou em até 12 vezes. De todo modo, os destinatários recebem os valores integrais de forma instantânea.
Antes de realizar a transação, os interessados ainda conseguem fazer uma simulação para verificar a possibilidade das parcelas. Todavia, segundo a fintech o novo recurso está sendo liberado de forma gradual.
Veja como usar o recurso
A operação pode ser realizada de duas formas, com uma chave Pix ou com o QR Code do Pix. Confira o passo a passo de ambas as possibilidades:
Transação por uma chave Pix
Acesse o aplicativo do Nubank;
Clique no atalho “Área Pix” e depois em “Transferir”;
Digite o valor da transação;
Informe a chave Pix;
Confirme os dados de quem receberá a transferência;
Entre em “Escolher como transferir” e, logo após, “Cartão de Crédito”;
Escolha o número de parcelas que você deseja;
Revise os detalhes da transferência;
Digite a sua senha de 4 dígitos e pronto.
Transação por um QR Code
No seu aplicativo Nubank, acesse o atalho “Pagar”;
Feito isto, selecione “Pagar Pix com QR Code” e, logo após, “Ler QR Code”;
Escaneie o código e confirme os dados de quem receberá a transferência;
Clique em “Escolher como pagar” e, logo após, “Cartão de Crédito”;
Escolha o número de parcelas e revise os detalhes da transferência;
Digite sua senha de 4 dígitos para finalizar a operação.