Cartão Auxílio Brasil: Saiba como acompanhar a entrega da ferramenta

Os novos cartões do Auxílio Brasil estão sendo entregues desde o último mês. As famílias beneficiárias podem acompanhar o envio do cartão pela Central de Atendimento da Caixa, no telefone 0800 104 0104 ou 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas ou em uma agência da Caixa.

Prioridade no recebimento do cartão

Estão recebendo o novo cartão as famílias que entraram no programa após a sua reformulação, ou seja, a partir de novembro de 2021. Entre elas, estão incluídas nessa primeira distribuição aquelas que residem em municípios que possuem poucas ou nenhuma agência da Caixa.

As demais famílias vedem receber a ferramenta nos próximos meses, segundo, também, a algum critério de distribuição. Vale ressaltar que neste primeiro momento 3,2 milhões de cartões estão sendo repassados. No entanto, 6,6 milhões famílias deverão ser contempladas.

Cartão com Chip e função débito

Segundo o Ministério da Cidadania, o novo cartão possui um chip, que possibilita saques em caixas eletrônicos e lotéricas, além da função débito. No último caso, é uma novidade trazida pelo Governo Federal que facilitará a movimentação do benefício.

Quais informações constam no cartão Auxílio Brasil?

Na parte da frente da ferramenta estão:

Identificação do Programa Auxílio Brasil;
Número do cartão;
NIS do Responsável Familiar (RF);
Nome do RF;
Validade do cartão;
Número da conta.

Já no verso:

Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
Bandeira do Caixa Aqui;
QR Code;
Bandeira do banco 24Horas; e
Bandeira da Elo ou Visa.

Como solicitar o novo cartão?

De antemão, é importante frisar que não é necessário solicitar o novo cartão do Auxílio Brasil. Isso porque, os Correios irão enviar e entregue diretamente no endereço que o beneficiário registrou no Cadastro Único (CadÚnico).

O que o beneficiário pode fazer é manter a inscrição ativa no CadÚnico. Para isso, é necessário seguir a regra do prazo de dois anos para atualizar as informações e em casos de mudanças de endereço, telefone ou composição do grupo familiar. Caso contrário, o benefício pode ser cancelado.

A atualização cadastral pode ser feita pelo site ou aplicativo do Cadastro Único. As plataformas oferecem os seguintes serviços:

Consulta por CPF;
Consulta simples;
Consulta completa;
Pré-cadastro;
Comprovante de cadastro;
Atualização cadastral por confirmação;
Meus benefícios;
Postos de atendimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.