ATUALIZAÇÃO do CADÚNICO 2022: Governo convoca famílias; veja o prazo
Famílias beneficiárias do Auxílio Brasil e Tarifa Social devem atualizar os seus dados no Cadastro Único até 31 de julho de 2022. Com o procedimento, será possível evitar que o pagamento dos benefícios seja suspenso.
O Cadastro Único (CadÚnico) se refere a uma base de dados do Governo Federal, que reúne informações pessoais e da renda de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade. Por esse motivo, é importante mantê-lo atualizado.
Caso seja encontrado alguma inconsistência nas informações, como endereço errado ou número de integrantes incorreto, por exemplo, é possível que o benefício no qual a família recebe seja cancelado.
De todo modo, é importante salientar que nem todas as famílias beneficiárias precisarão realizar o procedimento de atualização. O Ministério da Cidadania está notificando os núcleos que precisam fazer a verificação.
Segundo as informações, estão sendo convocadas as famílias que fizeram a sua última atualização no registro em 2016 ou 2017. As demais serão chamadas para passar pela entrevista do CadÚnico nos próximos anos.
O que é preciso atualizar no CadÚnico
Além da necessidade de atualizar o CadÚnico a cada dois anos, a família deve fazer o procedimento em casos de:
Nascimento de um novo membro da família;
Morte de um membro da família;
Mudança de endereço;
Aumento ou diminuição da renda familiar;
Troca de unidade escolar das crianças e adolescentes.
Como fazer atualização dos dados?
De antemão, é necessário informar as datas para que a atualização seja realizada, segundo a equipe de Cidadania, que são:
Até 31/7: prazo para quem tem inconsistências no cadastro;
Até 31/12: prazo para quem está com o cadastro desatualizado.
O procedimento de atualização é bem simples. Basta o responsável familiar ir até um posto de atendimento da assistência social do município, como o CRAS ou CREAS e apresentar os documentos de todos os membros da família, além de um comprovante de residência.
Confira 6 situações que levam a exclusão no CadÚnico
Além da falta de atualização do registro, o cancelamento da inscrição também pode ocorrer devido a problemas no cadastro. Neste caso, as famílias devem ficar atentas as seguintes situações:
Informações inverídicas concedidas ao sistema;
Omissão de informações junto ao Cadúnico;
Falecimento de integrantes da família;
Quando a família se nega a apresentar informações;
Exclusão por meio de decisão judicial;
Não localização da família por período igual ou superior a 48 meses, contados da inclusão ou da última atualização, quando a gestão tenha registros de que procurou a família pelo menos duas vezes no período.