AUXÍLIO BRASIL: Governo vai LIBERAR novas entradas em JULHO
Daqui a exatamente uma semana, o Governo Federal iniciará os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio Brasil. A nova rodada de repasses ainda não terá o impacto das mudanças propostas pela PEC dos Benefícios. De qualquer modo, o Ministério da Cidadania sinaliza que novas entradas serão permitidas nos próximos dias.
Segundo a pasta, o fenômeno acontece por causa do fluxo normal do Auxílio Brasil. Todos os meses, o projeto social do Governo Federal realiza novas seleções independente da PEC dos Benefícios. Entre os meses de maio e junho, por exemplo, estima-se que mais de 10 mil pessoas entraram na folha de pagamentos.
Os números do mês de julho ainda não foram oficialmente divulgados pelo Ministério da Cidadania. No entanto, a pasta indica que poderá inserir mais pessoas nos próximos dias justamente por conta da alta demanda que o sistema vem registrando nas últimas semanas.
Mesmo que o Ministério ainda não tenha divulgado oficialmente os números totais, qualquer cidadão pode conferir se o seu nome está na lista de julho. Basta abrir o app oficial do Auxílio Brasil, inserir os seus dados pessoais e verificar a sua situação. A atualização dos dados do app para este mês já foi iniciada.
Oficialmente, os pagamentos de julho terão início no próximo dia 18. Na ocasião, as pessoas que receberão são aquelas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 1. A lógica de repasses segue basicamente a mesma, com as liberações acontecendo sempre nos 10 últimos dias úteis do mês.
Fila de espera
Um dos trechos da PEC dos Benefícios que circula no Congresso Nacional prevê a inclusão de mais de 1 milhão de pessoas na folha de pagamentos do Auxílio Brasil. Em caso de aprovação, o total de usuários poderia subir para quase 20 milhões de cidadãos.
O objetivo do Governo Federal é justamente tentar acabar com a chamada fila de espera. Trata-se de uma lista que reúne os nomes das pessoas que cumprem todos os requisitos de entrada no programa, mas que mesmo assim não conseguem receber nada.
Todavia, o objetivo de acabar com a fila de espera não deve ser concretizado em julho. Como dito, o ritmo de seleções para este mês seguirá o fluxo normal como visto nos meses anteriores.
Assim, mesmo que o Governo Federal realize novas entradas neste mês de julho, é muito pouco provável que eles consigam inserir todas as pessoas que estão na fila de espera de uma só vez. Segundo o Ministério da Economia, não existiria espaço no orçamento para esta manobra.
A PEC que muda os Auxílios
A PEC dos Benefícios prevê mudanças não apenas no Auxílio. O texto também indica aumento nos valores pagos no vale-gás nacional e a criação de outros projetos como um voucher de R$ 1 mil para os caminhoneiros, por exemplo.
O Senado Federal já aprovou o texto da PEC. Agora, o documento está em tramitação na Câmara dos Deputados. Mesmo que os parlamentares consigam aprovar o documento nesta semana, as possíveis mudanças só passariam a valer a partir de agosto.