Investimento na poupança: veja se ainda vale a pena
Você sabe como funciona a poupança? Afinal, apesar de ser o tipo de investimento mais popular entre os brasileiros, muita gente ainda tem dúvidas sobre investir na caderneta de poupança. E, por isso, hoje, aqui no Brasil 123, trouxemos dicas sobre investimento na poupança, para você saber se ainda vale a pena.
E, de quebra, trouxemos também algumas dicas para te ajudar a decidir se esse investimento ainda vale a pena. Então, vem comigo que eu te conto tudo!
Como funciona a poupança?
O investimento na poupança é um dos mais simples e sem burocracia que existem. Tanto que praticamente todos os bancos oferecem essa modalidade de conta. Aliás, essa facilidade na abertura da conta é um dos atrativos que fazem a poupança ser tão popular entre os brasileiros.
Ademais, a poupança funciona da seguinte maneira:
A pessoa, que pode ser física ou jurídica, abre uma conta em uma instituição financeira, por meio dos documentos pessoais e assina um contrato com o banco;
Não é cobrada nenhuma taxa para a abertura dessa conta e, dependendo do banco, o investidor já pode começar a aplicar dinheiro nela;
A rentabilidade da poupança é a mesma para todos os bancos, então, isso não precisa ser um critério para a escolha da instituição;
O lucro gerado pela poupança não é fixo e segue a taxa Selic;
O investidor empresta o dinheiro ao banco que, na data de aniversário do depósito, sendo 1 mês para pessoas físicas e 3 meses para pessoas jurídicas, o acresce de juros variáveis, que seguem a taxa Selic.
Quais as vantagens e desvantagens de investir em caderneta de poupança?
Dentre as vantagens da poupança, podemos citar:
Ausência de taxas de manutenção da conta;
Ela é isenta de encargos, inclusive do imposto de renda para pessoas físicas;
Sua liquidez é imediata e total, ou seja, se você fizer um depósito e precisar retirar o dinheiro logo em seguida, ele estará disponível integralmente a qualquer hora do dia ;
A poupança é coberta pelo FGC, o Fundo Garantidor de Crédito, o que diminui ainda mais os seus riscos.
Já as desvantagens de se investir na poupança incluem:
Baixa rentabilidade, cerca de 0,5% ao mês;
Essa rentabilidade, aliás, só vem se o depósito completar o aniversário na conta, ou seja, se você fez um depósito no dia 10 de janeiro, por exemplo, mas precisar retirar o dinheiro no dia 9 de fevereiro, não terá nenhum lucro incidido sobre o montante aplicado;
Para pessoas jurídicas, a poupança chega a ser inviável, pois os tributos sobre seus rendimentos chegam a 22,5%, o que ultrapassa muito o potencial de lucro.
O investimento na poupança é um dos mais simples e sem burocracia que existem – reprodução AdobeStock
Quais alternativas de investimento à poupança?
A poupança ainda é uma boa alternativa de investimento para quem quer apenas guardar dinheiro. Contudo, como ela não rende acima da inflação e não corrige o valor monetário, corre-se o risco de perder poder de compra.
Existem várias outras formas de investir em renda fixa, que são tão ou mais seguras que a caderneta de poupança, e que rendem acima da inflação, o que pode ser bem mais vantajoso para quem quer aplicar o dinheiro e obter ativos no futuro.
Alguns exemplos:
CDB;
LC;
Tesouro Direto, etc.
O ideal é que você converse com um especialista e explique suas expectativas e necessidades para que ele te indique qual modalidade de investimento é a ideal para você.
Gostou de aprender como funciona a poupança? Agora é só você analisar os prós e contras e decidir por si mesmo se esse investimento ainda vale a pena!
O post Investimento na poupança: veja se ainda vale a pena apareceu primeiro em Brasil123.