3 fundos imobiliários promissores para investir este ano
Os fundos de investimentos imobiliários são um modo de aplicação financeira em que um determinado agrupamento de pessoas realiza um empreendimento em ativos de imóveis. Confira tudo aqui no Brasil 123.
Fundos imobiliários promissores
fundos imobiliários para investir esse ano – reprodução unsplash
Geralmente, existe um gestor responsável pelo arrendamento das oportunidades mais rentáveis. Então, a partir disso, o investimento é feito pela compra de cotas de um fundo específico. Os exemplos mais comuns que são alvos desse tipo de negócio são: shoppings, galpões logísticos, prédios residenciais e pontos comerciais.
Ainda, podem existir ativos ligados a imóveis propriamente ditos, como os LCI’s e os CRI’s, que são definidos respectivamente como Letras de Crédito imobiliário e Certificados de Recebíveis Imobiliários. O mais comum é que o custo de investimento varie de acordo com o fundo escolhido. Este, normalmente possui 5 tipos de tarifas: Taxa de Corretagem; Taxa de Custódia; Taxa de Administração; Emolumentos; Taxa de Performance.
Com isso, selecionamos 3 fundos imobiliários promissores para investir no ano de 2022.
BTG Pactual Logística (BTLG11)
Listado há mais de 10 anos na Bolsa de Valores, em geral, o BTG possui atuação direta nos setores de Logística, Desenvolvimento e Alimentação e Bebidas, comumente localizados na capital paulista (36%). A sua carteira de fundo conta com 14 empreendimentos que admitem um excelente potencial de rendimento a longo prazo, principalmente porque possui inquilinos muito diversos e imóveis de alta qualidade e com uma boa repercussão no mercado.
A título de exemplo, temos Femsa, Ceratti, Natura e BRF como inquilinos fixos do BTLG11. Atualmente, existem planos de negócio para a abertura de um grande galpão no estado de São Paulo, onde novos associados irão instalar suas unidades, como: Petz, Magazine Luiza, Loggi e Anchieta Peças.
HSI Malls (HSML11)
É um dos fundos imobiliários mais promissores do ano e que apresentou uma boa recuperação em 2021 em função da crise imposta pela pandemia da COVID-19. Assim, a taxa de ocupação dos estabelecimentos comerciais do fundo conseguiu alcançar níveis próximos aos anos de 2015 até 2020, no período pré-isolamento. Dessa forma, evidenciando um superávit no relatório gerencial de 95,2%.
Com isso, o HSI tem pretensões de aumentar ainda mais o seu portfólio de fundo e realizar novas aquisições para ultrapassar a marca de 120 mil cotista. Ainda, possui uma ABL (Área Bruta Locável) de 128 mil metros quadrados, com uma taxa de inadimplência de 24% e com encargos de 1,5% no final do ano passado. O fundo, no momento atual, tem participação em shoppings de 3 estados do país: São Paulo, Alagoas e Acre.
Valora RE (VGIR11)
Segundo a última atualização do relatório gerencial, a VGIR11 conta com um patrimônio líquido de 438 milhões alocados em 39 Certificados de Recebíveis Imobiliários. Dessa maneira, tornando-o um fundo imobiliário muito promissor neste ano de 2022. Assim, suas áreas de atuação são bem diversas, porém possui uma concentração maior no setor residencial, que abrange mais de 90% das suas operações atuais.
Além disso, quase 85% dos seus CRI’s possuem vínculo direto com o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), de modo que o restante fica associado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Então, evidenciando uma boa perspectiva de rentabilidade no mercado financeiro imobiliário.
O post 3 fundos imobiliários promissores para investir este ano apareceu primeiro em Brasil123.