Eletrobrás: quando o trabalhador pode vender as ações?
Começou na última sexta-feira, 3, o período de reserva de ações da Eletrobrás com o valor do FGTS. Essa é uma forma conhecida no Brasil para quando o governo decide privatizar empresas estatais. Dessa forma, qualquer pessoa que tenha mais de R$200 pode comprar ações da empresa de energia sem precisar resgatar o valor do fundo de garantia.
Contudo, o que muita gente ainda não sabe é que existe um prazo para resgatar essas ações. Ao contrário dos investimentos comuns, o trabalhador não pode vender a hora que desejar as ações da Eletrobrás. Por conta disso, é importante ficar atento aos prazos.
Prazo encerra na quarta-feira
O período de reserva de ações da Eletrobrás finaliza na próxima quarta-feira, 8. Após esse dia, o governo decidirá o valor de cada ação do mercado, bem como a quantidade de pessoas que comprarão as novas ações da companhia. Dessa forma, é a data limite para quem quer solicitar o investimento com o valor do FGTS.
Para isso, é preciso fazer dois passos simples. O primeiro é entrar no aplicativo Meu FGTS. Após isso, basta clicar na opção “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS“. Depois disso, abrirá uma tela, onde você poderá selecionar a opção “Aplicação nos Fundos Mútuos de Privatização FGTS“. Após isso, clique em “FMP Eletrobrás“. Será preciso ler os termos e condições e, posteriormente, selecionar a instituição que fará o investimento. Atualmente, o Banco Daycoval tem a menor taxa do mercado, não cobrando nada para investir nas ações. Contudo, é preciso abrir uma conta na instituição para fazer esse investimento.
Além disso, corretoras famosas do país possuem o Fundo Mútuo de Privatização (FMP). Estamos falando da XP Investimentos e também da Genial, que possuem taxas para fazer a operação para os clientes. Contudo, após comprar as ações da Eletrobrás, é preciso que você saiba quanto tempo precisa ficar com elas.
Foto: Reprodução
Quanto tempo precisa investir na Eletrobrás?
Após fazer o passo a passo acima e falar diretamente com a empresa que fará a compra das ações, você ainda precisa ter as ações durante um prazo determinado. Esse período, chamado de “lock-up”, não permite a negociação das ações e o rendimento varia conforme o preço das ações da companhia na bolsa de valores.
Dessa forma, após comprar as ações com o dinheiro do FGTS, o trabalhador precisa manter esse investimento por, pelo menos, 12 meses. Somente após esse prazo é que o trabalhador poderá optar pelo saque dos valores. Além disso, ao solicitar a venda, o valor vai diretamente para a conta do FGTS, não para a conta bancária individual. Por isso, se você deseja resgatar os valores do FGTS, ainda é preciso recorrer ao saque-aniversário.
Além disso, não é possível trocar a instituição que cuida desse investimento. Por isso, uma vez escolhida a empresa do Fundo Mútuo de Privatização, é preciso investir com ela até solicitar o resgate. Analisando retornos passados, operações similares a essa, mas com Petrobrás e Vale, deram retornos bem maiores que o retorno do FGTS. Contudo, especialistas afirmam que isso não quer dizer que com Eletrobrás funcionará da mesma maneira.
O post Eletrobrás: quando o trabalhador pode vender as ações? apareceu primeiro em Brasil123.