Comef: decisão de política macroprudencial

O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) destaca que está atento à evolução do cenário internacional e segue preparado para atuar, minimizando eventual contaminação desproporcional sobre os preços dos ativos locais, de acordo com divulgação realizada pelo Banco Central do Brasil (BCB) na data desta publicação, 02 de junho de 2022.

Comef: decisão de política macroprudencial

Conforme recente divulgação oficial, o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) avalia que a política macroprudencial atual segue adequada, sem necessidade de ajustes no curto prazo. 

Adicional de Conservação de Capital Principal (ACPConservação)

A neutralidade da política macroprudencial continua apropriada, considerando as expectativas do Comef sobre o crescimento do crédito. No último mês de abril foi concluído o processo de restabelecimento da parcela Adicional de Conservação de Capital Principal (ACPConservação), que retornou ao patamar de 2,5%, reforça a divulgação oficial, visto que o Banco Central do Brasil (BCB) informou esse índice recentemente. 

A referida parcela foi reduzida a 1,25% em março de 2020 no âmbito das medidas então adotadas para enfrentar os efeitos econômicos da pandemia, tendo sido progressivamente restabelecida a partir de abril de 2021, destaca o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef).

Acompanhamento dos preços de ativos e do crescimento do crédito

Os preços dos ativos e o crescimento do crédito não representam preocupação no médio prazo, embora existam incertezas a serem acompanhadas. Conforme informa o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), o crescimento em modalidades com maiores retornos e, consequentemente, com maiores riscos indicam tendência de aumento da inadimplência, ainda que dentro de padrões históricos. 

Endividamento das famílias brasileiras

O endividamento e o comprometimento de renda das famílias têm aumentado, analisa a divulgação oficial do Banco Central do Brasil (BCB). Assim, uma frustração substancial do desempenho da atividade econômica pode resultar em elevação do risco de crédito. 

As informações disponíveis indicam que os preços dos ativos têm se comportado em linha com os fundamentos econômicos. O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) segue recomendando que as IFs mantenham a prudência na política de gestão de crédito e de capital.

O ACCPBrasil continuará em 0%

Conforme divulgação oficial, o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) decidiu que, dadas as condições atuais e as expectativas quanto ao cenário econômico, o ACCPBrasil continuará em 0% nas suas próximas reuniões, conforme divulgado recentemente pelo Banco Central do Brasil (BCB).

Diversos fatores impactam o ACCPBrasil

Aumentos do ACCPBrasil entram em vigor somente um ano após as deliberações do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef). A decisão, divulgada pelo Banco Central do Brasil (BCB), considerou as condições financeiras mais restritivas, os preços dos ativos e as expectativas quanto ao comportamento do mercado de crédito, destaca a divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.