Fan token: entenda essa forma de patrocínio

Não faz muito tempo que os artistas ganhavam dinheiro vendendo discos. Nessa época, cada disco vendido virava dinheiro para os artistas, algo que acabou com o advento das plataformas digitais. Contudo, o mercado criou uma nova forma de os fãs financiarem os artistas e também os clubes de futebol. Estamos falando do Fan Token, um produto que vem crescendo dentro do universo do esporte e da música.

Os Fan Tokens estão ligados ao universo das criptomoedas e, com isso, qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode ter acesso a esses produtos. Atualmente, a Juventus, o maior clube de futebol da Itália, já possui sua própria moeda digital.

O que é um Fan Token e para que serve?

Um Fan Token é uma forma que os clubes acharam de angariar patrocínio dos torcedores e fãs. Com elas, qualquer pessoa pode ter acesso a diversos descontos e vantagens, além de, em alguns casos, poder tomar decisões importantes sobre o clube de futebol. Na parte da música, os benefícios ficam no acesso a ingressos de show e de produtos exclusivos para quem tem a moeda.

De uma forma geral, um Fan Token é uma moeda digital ligada ao time de futebol ou ao artista. Para simplificar, seguiremos o texto usando os times de futebol. Na atualidade, qualquer time de futebol pode lançar uma moeda digital em uma plataforma parceira. Com isso, os torcedores podem ganhar descontos em ingressos, acesso a produtos exclusivos na loja do clube, além de poder tomar decisões importantes do clube, caso seja o modelo de negócio do ativo.

Para isso, o clube restringe os valores dos ingressos. Com Fan Tokens, o torcedor tem acesso a ingressos comprando com criptomoedas. Por isso, se o ingresso custa 10 fan tokens de R$1,00 e o ingresso comum custa R$30,00, essa pode ser uma excelente forma de o torcedor economizar. Além disso, é comprovado que essas moedas fidelizam os torcedores e aumentam as vendas do clube. Com isso, ele tem mais receita e pode dar mais alegrias ao torcedor.

Foto: Reprodução

Vale a pena usar como investimento?

Atualmente, existem poucos Fan Tokens de clubes brasileiro. Além disso, os maiores clubes do mundo já estudam essa possibilidade para os próximos anos. A Juventus possui uma criptomoeda própria, que dá diversos benefícios aos torcedores. Além dela, PSG e Atlético de Madrid também possuem esses serviços.

Contudo, o intuito desses produtos é aproximar torcedores e clube, deixando os detentores da moeda com muitos benefícios. Nesse meio tempo, é comum que a criptomoeda tenha uma valorização, principalmente se o clube ganhar um título ou tiver boas vendas de jogadores. Porém, especialistas afirmam que o produto deve ser usado com o seu fundamento, e não como uma moeda especulativa para ganho de capital.

Por isso, se você estava pensando em comprar essas criptomoedas para ganhar dinheiro, talvez não seja uma excelente ideia. Além disso, vale lembrar que as Fan Tokens são ativos de alto risco e podem fazer você perder dinheiro no curto prazo. Por isso, comece com valores baixos. Você pode acessá-las em corretoras de criptomoedas.

O post Fan token: entenda essa forma de patrocínio apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.