INSS 2022: Saiba como consultar o número do seu benefício

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são identificados por um número específico. O código é composto por uma sequência de 10 dígitos, e muito importante para consultas do benefício, como a data de pagamento. Veja como encontrá-lo a seguir.

Como saber o número do benefício do INSS?

De modo geral, é possível encontrar o número na carteira de concessão do INSS. No entanto, existem outras formas de consultar a informação, veja:

Pelo CPF nos canais digitais;
No autoatendimento do INSS;
Pela central do 135.

Como consultar o número do benefício do INSS?

Pelo CPF no site Meu INSS:

Faça o login na plataforma;
Ao entrar, logo na página inicial irá constar o número do benefício;
Clique em “Detalhar” para obter mais informações sobre ele.

Lembrando que quem ainda não é beneficiário só conseguirá acessar o número quando o INSS confirmar o benefício e emiti-lo.

Pelo aplicativo Meu INSS

Baixe o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS;
Feito isso, abra o app e clique em “Entrar com gov.br”;
Em seguida, digite seu CPF e toque em “Continuar”;
Insira sua senha e clique em “Entrar”.
Serão listados os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário, que são os mesmos que constam no site Meu INSS.

Pela Central de Atendimento 135

Nesta opção, basta fazer uma ligação e informar o número do CPF, depois confirmar algumas informações cadastrais que são utilizadas para evitar fraudes e proteger seus dados.

O atendimento da Central de Atendimento está disponível de segunda a sábado, no horário de 7h às 22h. Contudo, é importante lembrar que as ligações realizadas por telefones fixos ou públicos, não tem custo. No entanto, as ligações feitas por celulares, o custo é equivalente a uma ligação local.

INSS paga antecipação do 13º salário

Este é o 3º ano seguido em que os segurados do INSS recebem o 13º antes das datas tradicionais, ou seja, em agosto e dezembro.

Ao contrário do que aconteceu na primeira parcela, esta segunda rodada de pagamentos contará com os descontos do Imposto de Renda. Assim, uma parte dos usuários deverá receber menos do que recebeu na primeira rodada.

Como nos pagamentos anteriores, os novos repasses ocorrerão em dois calendários, o primeiro para segurados que ganham um salário mínimo e outro para segurados que ganham acima de um salário. Todavia, ambos seguem a ordem do último número do cartão do benefício do INSS.

O valor da segunda parcela do INSS corresponde a metade do valor do beneficio mensal. Desta parcela, no entanto, será descontado o Imposto de Renda para os trabalhadores que têm que pagar o tributo.

Sendo assim, confira abaixo os calendários de pagamento dos benefícios do INSS. O cronograma de pagamentos leva em consideração o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

Para garantir a antecipação do 13º salário do INSS, é necessário receber alguns dos benefícios listados abaixo:

Aposentadoria por idade, tempo de contribuição, invalidez e especial;
Pensão por morte;
Auxílio-doença;
Auxílio-acidente;
Salário-maternidade;
Auxílio-reclusão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.