PIS/Pasep: 3 saques estão disponíveis em 2022; veja como receber
Atenção, trabalhadores! Neste ano de 2022, o Governo Federal liberou nada menos que três saques do PIS/Pasep para milhares de trabalhadores. Os pagamentos são liberados para trabalhadores da iniciativa privada e também servidores públicos.
Os valores estão disponíveis no abono salarial (para quem trabalhou em 2019 e 2020) e também nas cotas do fundo do programa.
Vale salientar, também, que o PIS (Programa de Integração Social) é pago pela Caixa Econômica Federal para trabalhadores da iniciativa privada. Já o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é transferido pelo Banco do Brasil aos servidores públicos.
Quais são os 3 saques PIS/Pasep?
1. Abono salarial (ano base de 2020)
O abono salarial PIS/PASEP, ano-base de 2020, ainda não foi sacado por mais de meio milhão de trabalhadores. Os pagamentos começaram no dia 08 de fevereiro, e os trabalhadores podem fazer o saque até 29 de dezembro deste ano. O abono salarial é pago a mais de 24 milhões de trabalhadores e 98% deles já foram sacar o benefício.
Até a última quarta-feira (06), 561.073 mil trabalhadores ainda não tinham sacado o dinheiro do programa, o que equivale a um total de R$523,2 milhões. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
Do total de beneficiários:
157.575 abonos do PIS, somando R$ 133,4 milhões; e
403.498 abonos do Pasep, somando R$ 389,8 milhões.
Para quem não sabe, o PIS é pago para trabalhadores com carteira assinada da iniciativa privada e é pago pela Caixa Econômica Federal. O PASEP é para funcionários públicos e tem pagamentos via Banco do Brasil.
Veja abaixo como saber se você tem direito, como verificar o valor e como fazer o saque.
O trabalhador do setor privado pode consultar o benefício por meio do aplicativo Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Já o servidor público, pode verificar as informações pela Central de Atendimento do BB (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).
Contudo, nos dois casos é possível realizar uma consulta pelo telefone 158 ou pela carteira de trabalho digital. Veja o passo a passo:
Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
Acesse a plataforma com o CPF e senha do gov.br;
Ao entrar na página inicial, clique em “Benefícios”;
Na sequência, selecione “Abono Salarial” e verifique as informações disponíveis.
2. Abono PIS/PASEP de 2019
Para ter acesso ao benefício, é necessário que o trabalhador se enquadre nos seguintes requisitos:
Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2019;
Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2019;
Ter os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
O trabalhador pode solicitar o PIS/Pasep atrasado em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Além desse meio, existem outras opções, como:
Através da central Alô Trabalhador, pelo telefone 158;
Por meio de uma mensagem de e-mail, pelo endereço [email protected], substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado em que reside;
Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS); ou
Através do Portal Gov.br.
A consulta pode ser realizada por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS). É possível saber qual valor que será pago, qual será a data permitida para o saque e qual será o banco que intermediará o recebimento do benefício.
Contudo, é importante ressaltar que essas informações também podem ser acessadas através da conta Gov.br.