Vale-Gás Nacional começa na próxima quinta. Por que ainda não consegui entrar?

Pouco mais de 5 milhões de brasileiros já receberam ao menos uma parcela do vale-gás nacional desde o final de 2021. Segundo o Ministério da Cidadania, o número de usuários que recebem o programa cresce a cada dois meses. Entretanto, há uma parte da população que não conseguiu receber nada ainda.

De acordo com relatos de usuários, nenhum pagamento foi feito em suas contas desde o início dos repasses. Segundo o Ministério da Cidadania, duas liberações foram realizadas até agora. A primeira aconteceu entre os meses de dezembro do ano passado e janeiro de 2022. A segunda aconteceu em fevereiro deste ano.

A previsão é que a terceira comece a chegar no bolso dos usuários neste mês de abril. O cidadão que ainda não conseguiu receber nada, precisa entender o que está acontecendo especificamente com a sua conta. De acordo com o Ministério da Cidadania, cada caso é único e deve ser analisado separadamente.

Tenho direito ao benefício?

Essa é a primeira pergunta que o cidadão deve se fazer ao analisar os motivos pelo não recebimento do vale-gás nacional. Assim como qualquer outro programa social, o benefício em questão também possui as suas próprias exigências básicas para entrada de cidadãos. É importante verificar se está seguindo todas elas.

Além de ter um perfil ativo no Cadúnico, o cidadão também precisa ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Para este ano de 2022, nós estamos falando de um teto de R$ 606 por família. Quem recebe mais do que isso, não terá chances de entrar no programa social em questão.

Pessoas que não estão no Cadúnico, mas que estão dentro do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também poderão receber o benefício. Mas aqui também é exigido que ele tenha uma renda per capita de até meio salário mínimo. Mulheres vítimas de violência doméstica e que estejam sob medidas protetivas da polícia também têm o direito.

Caso o cidadão não se encaixe em nenhuma das regras acima, isso explica o motivo do não recebimento do vale-gás nacional. Para esses cidadãos, a saída é entrar no Cadúnico e se tornar elegível para o projeto social. A entrada acontece nos órgãos municipais de poder.

Cumpro todas as regras do vale-gás

Se o cidadão se encaixa em algumas dessas regras e ainda assim não recebeu nada do vale-gás nacional, então a situação é diferente. Nós estamos falando de alguém que, na verdade, está na fila de espera.

É o lugar em que ficam as pessoas que possuem direito de receber determinado benefício, mas que mesmo assim não recebem nada. Isso acontece porque o Governo alega que não há espaço no orçamento para inserir todo mundo.

No caso específico do vale-gás nacional, o poder executivo afirma que deverá inserir mais gente no decorrer do ano. Dessa forma, algumas pessoas que estão na fila de espera ainda terão chance de entrar no programa.

Até lá, o que posso fazer?

Segundo o Ministério da Cidadania, um cidadão que cumpre todas as regras do vale-gás e mesmo assim não recebe nada, não pode fazer muita coisa agora. Basta esperar para que o Governo selecione o seu nome.

Nesse sentido, é importante prestar atenção na sua conta do app oficial do Auxílio Brasil. Por lá, o Governo Federal deverá informar os detalhes dos pagamentos do benefício. Assim, o cidadão saberá se e quando começará a receber o vale-gás nacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.