Trabalhei em 2021, quando posso receber o PIS/Pasep?

Uma dúvida muito comum do momento é a respeito do recebimento do abono salarial do PIS/PASEP, principalmente daqueles que estavam com carteira assinada em 2021, ou seja, no ano passado. Para responder a esse questionamento, é preciso se atentar as regras de recebimento do programa.

Neste ano de 2022, o Governo Federal liberou o saque do abono salarial PIS/PASEP para trabalhadores de empresas privadas e públicas. A liberação aconteceu no decorrer dos meses de fevereiro e março.

No ano de 2021, o pagamento do PIS foi adiado e acabou não ocorrendo. Muitos trabalhadores acreditaram que em 2022 o pagamento seria dobrado, mas a proposta acabou não evoluindo.

Sendo assim, neste ano de 2022, o pagamento do PIS foi referente ao ano de 2020. No ano de 2023, o valor a ser pago, será referente ao ano de 2021. Até o momento, o calendário para quem trabalhou o ano passado ainda não foi informado.

Trabalhei em 2021, quando vou receber o PIS/Pasep?

O que se sabe neste momento é que o trabalhador que exerceu atividade de carteira assinada ou emprego no funcionalismo público no ano de 2021, terá acesso ao benefício somente em 2023.

Para os pagamentos do PIS/PASEP de 2021 deverão ser disponibilizados mais de R$20 bilhões para cerca de 23 milhões de cidadãos. Esses deverão ser os números constantes no Orçamento para o próximo ano.

Neste ano, estão no orçamento as liberações do abono salarial de 2020 e a restituição do PIS/Pasep para quem trabalhou em 2019 e acabou não recebendo o benefício.

Como saber se tenho direito?

Para o PIS (trabalhador de empresa privada):

No Aplicativo Caixa Trabalhador;
No site da caixa;
Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.

Para o Pasep (servidor público):

Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
0800 729 0001 (demais cidades);
0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Como sacar o abono salarial?

PIS (Caixa Econômica Federal):

Nas agências da Caixa, com documento de identificação com foto;
Com o Cartão do Cidadão, nos caixas eletrônicos e lotéricas.

Pasep (Banco do Brasil):

Nas agências do Banco do Brasil, com documento de identificação;
Por transferência automática na conta de quem é cliente da instituição.

Como encontrar seu número PIS

Para fazer a consulta do valor a ser recebido, você deverá ter em mãos seu número PIS. Se você não sabe qual é o seu número, é possível consultar no portal Meu INSS. O primeiro passo, ao entrar no site, é logar com sua conta gov.br.

Ao logar, você só precisará abrir a página de “Meu Cadastro.” Ela contém todas as suas informações associadas ao sistema gov.br, o que inclui seu número PIS. É um processo muito fácil e que permite que você possa consultar com seu banco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.