Nubank: novo golpe circula nas redes sociais; Entenda agora!

Novo golpe envolvendo o Nubank tem circulado pelo WhatsApp nos últimos dias. Os golpistas têm distribuído mensagens informando sobre uma nova campanha, que diz pagar R$ 75 aos usuários do banco digital por meio do PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. 

A notícia sobre o novo golpe foi divulgada pela Lupa, a agência de fact-checking da Revista Piauí, no final de março, bem como pelo Site Confiável. Segundo as fontes, a mensagem diz “Até R$75 no pix agora!? Promoção de aniversário Nu, participe agora”.

Após clicar no link enviado pelos golpistas, o usuário é direcionado a um domínio que não pertence ao Nubank. Sendo assim, se não estiver atento, o cliente acaba preenchendo um questionário com diversos dados pessoais e levando algum prejuízo. Em uma nota enviada a Agencia Lupa, o Nubank informou que “não está realizando a mencionada campanha de aniversário”. 

Como evitar cair em golpes online 

Com o aumento de pagamentos online no Brasil, o número de casos de golpes virtuais também tem crescido. Sendo assim, é importante que os consumidores redobrem os cuidados na internet. Veja como evitar fraudes:

Sempre desconfie de solicitações de dados pessoais por telefone. Hoje, grande parte dos procedimentos feitos por instituições financeiras são realizados diretamente pelo App do banco. Sendo assim, os clientes não recebem e-mails ou ligações solicitando quaisquer informações. Nessas situações, é importante entrar em contato com a instituição por meio de seus canais oficiais. 
Nunca forneça informações como dados do cartão para amigos, familiares e conhecidos. Um dos golpes mais utilizados por criminosos atualmente tem sido se passar por conhecidos via WhatsApp e solicitar dinheiro ou informações pessoais se passando por outra pessoa. 
Tenha cuidado com os sites que utiliza e de preferência a sites que possuam o selo de segurança. 
Outra recomendação é manter o antivírus sempre atualizado, para que programas maliciosos sejam bloqueados.

O que fazer após cair em um golpe?

Os consumidores que fazem compras online também devem registrar ocorrências quando acabam caindo em golpes na internet, já que isso se trata de um crime virtual. Ao cair em um golpe, é importante registrar a reclamação no site do Procon. Também é recomendado que a reclamação seja registrada em sites para esse tipo de informação, como o reclame aqui. Isso evita que outras pessoas também se prejudiquem. 

Se o crime tiver sido realizado por meio de conta bancária ou cartão de crédito, o usuário precisa comunicar o banco o mais rápido possível, além de registrar um Boletim de Ocorrência. 

Campanhas do Nubank 

Os bancos digitais têm procurado cada vez mais lançar campanhas e promoções com o objetivo de atrair novos clientes todos os dias. Apesar disso, é importante que o usuário esteja atento aos locais onde insere seus dados pessoais. 

Todas as campanhas do Nubank são informadas nos canais oficiais da empresa, ou seja, diretamente no site e blog da fintech. Além disso, todas as funções disponibilizadas pelo banco digital são feitas pelo App da instituição, para que sejam utilizadas da forma mais segura possível. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.