Dólar fecha nessa quinta-feira (17) cotado a R$ 5,16
O dólar fechou em alta de 0,76%, cotado a R$ 5,1670, nesta quinta-feira (17), a maior alta diária em mais de três semanas, com o agravamento de tensões geopolíticas servindo de argumento para a retomada das compras após sucessivas quedas que levaram a moeda americana a mínimas em mais de meio ano.
Cenário do dólar em queda
No exterior, o tom da comunicação do Federal Reserve (Fed) diminuiu as preocupações de um aperto monetário mais forte, depois que a ata da última reunião do banco central dos Estados Unidos sinalizou uma postura mais comedida e dependente de dados.
Segundo minuta da última reunião realizada nos dias 25 e 26 de janeiro, a maioria dos membros do comitê de política monetária do Fed consideraram “justificado” que o ritmo futuro de aumento das taxas básicas ocorra “mais rápido” do que no ciclo anterior de elevações das taxas entre 2015 e 2018, sem dar maiores pistas.
Participantes do mercado atribuíram a performance do real nas últimas semanas à percepção de que o Brasil está atrativo para novos fluxos de dinheiro estrangeiro, com o patamar elevado dos juros básicos e o diferencial de juros em relação a outras economias aumentando a rentabilidade do mercado de renda fixa local.
Quanto mais fluxo estrangeiro novo para o mercado acionário local, maior a oferta de dólar e, portanto, mais pressão de baixa sobre a moeda norte-americana.
Analistas alertam, porém, que a trajetória de queda do dólar frente ao real pode ser transitória, podendo ser desafiada por fatores como a alta dos juros nos EUA e pelas incertezas relacionadas às eleições presidenciais no país.