WhatsApp pode começar a aceitar PIX. Saiba mais detalhes!
Usuários do Pix em breve poderão fazer pagamentos usando o WhatsApp. A previsão de que a novidade pode estar a caminho foi feita por Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, instituição responsável pelo sistema de pagamento instantâneo.
Campos Neto afirmou que o BC deseja que outras empresas também entrem no segmento. “Apenas autorizamos o WhatsApp porque avaliamos que ele está pronto para atuar. Acho que o WhatsApp e o Pix vão se integrar”, disse
O presidente do BC falou sobre o assunto durante o painel “Interface de Pagamento Unificada: Construindo Estradas Digitais”, apresentado no “6th annual Global Technology Summit (GTS)”. O evento contou com a apresentação de um sistema de pagamentos indiano desenvolvido em 2016 pela National Payments Corporation of India (NPCI).
“Não estamos preocupados se será um grande player ou pequeno player”, afirmou Campos Neto sobre competição, que segundo ele “é melhor do que regulação em muitos casos”.
O que é o Pix?
Pix é o meio de pagamento eletrônico instantâneo, gratuito e com segurança, do Brasil. A iniciação de um Pix para uma pessoa física é gratuita. Foi lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020 com início de funcionamento integral em 16 de novembro de 2020. O Pix funciona 24 horas, sete dias por semana, entre instituições financeiras, fintechs e instituições de pagamento.
Suas chaves de transação (conhecidas como chaves Pix) podem ser cadastradas utilizando os números do telefone celular, CPF ou CNPJ, endereço de e-mail do usuário, também é possível gerar uma chave aleatória (sequência alfanumérica gerada aleatoriamente) para aqueles usuários que não desejam vincular seus dados pessoais à chaves Pix. A chave Pix permite que o sistema (SPI) identifique os dados da conta transacional (que é uma conta de depósito à vista, conta de poupança ou conta de pagamento pré-paga) que o usuário mantém na instituição de sua escolha e que foram associados à chave Pix e realize a transação imediatamente.
Recentemente o Banco Central mudou algumas regras do Pix, como a transferência de até R$ 1.000,00 após as 18h, evitando fraudes e golpes de bandidos.