Empréstimo Consignado: saiba como funciona e quem pode solicitar o crédito

O empréstimo consignado, funciona como uma modalidade de empréstimo pessoal em que o valor referente às parcelas do crédito será descontado automaticamente na folha de pagamento do contratante, ou seja, o que significa que será descontado direto no contracheque ou benefício recebido, no caso de aposentados e pensionistas do INSS.

Essa modalidade de empréstimo não é disponibilizada a todas as pessoas e clientes, sendo oferecida somente para quem é servidor público, pessoas que trabalham com carteira assinada em empresas que tenham convênio com a instituição financeira de sua escolha e para aposentados e pensionistas.

Pelo fato do valor das parcelas ser descontado pelo próprio banco, essa modalidade de empréstimo aplica taxas de juros menores, já que existe a garantia do recebimento da dívida, e por isso, se torna um dos mais fáceis de pedir e contratar.

Se você esta interessado em solicitar um empréstimo consignado, é importante que você saiba de mais alguns detalhes, por isso, continue lendo e fique por dentro de tudo!

Documentação necessária

É uma das alternativas de empréstimos que podem ser feitos com mais facilidade e comodidade pelo contratante, então só será necessário apresentar poucos documentos, como um documento pessoal com foto, CPF, comprovante de residência e o seu contracheque.

O que muitas pessoas pensam é que a solicitação do crédito só pode ser feita através da Caixa Econômica Federal para os aposentados e pensionistas, mas a contratação pode ser feita no banco de sua escolha e naquele que te oferecer melhores condições para efetuar o pagamento.

O crédito consignado é disponibilizado para pessoas que possuem o nome sujo?

Sim, esse empréstimo também pode ser feito por pessoas que tenham restrições no nome ou CPF, mas mesmo que o valor das parcelas seja descontado na folha de pagamento, o banco tem o direito de negar a aprovação do crédito, e será necessário que você passe por uma análise de crédito para saber qual o limite será liberado.

Mas pela garantia de recebimento da dívida, dificilmente as instituições não aprovam o crédito consignado para pessoas com nome sujo.

Qual o valor limite para solicitar esse tipo de crédito?

É estabelecido por lei que a renda mensal do solicitante seja levada em consideração, e o valor das parcelas não poderá ultrapassar 35% do salário mensal recebido pelo contratante.

Isso significa que, se você recebe mensalmente R$1.000, o valor da parcelas do seu empréstimo que deverá ser paga todos os meses não poderá ser maior que R$350 reais.

Existe a possibilidade de solicitar dois créditos consignados juntos, ao mesmo tempo?

Sim, as instituições financeiras liberam essa opção aos seus clientes, mas da mesma forma como falamos anteriormente, o valor total juntando as duas parcelas dos empréstimos realizados não poderá seu maior que 35% do salário ou benefício recebido.

Taxas que são cobradas para fazer a solicitação do crédito consigado

Como a instituição financeira tem garantia do recebimento da dívida, elas oferecem aos seus clientes taxas de juros menores, sendo consideradas as melhores taxas de juros do mercado, sendo aplicadas mensalmente taxas que podem variar de 1,5% a 3,5%. Em algumas modalidades de empréstimo as taxas de juros aplicadas sobre o valor ultrapassam o dobro da taxa colocada no empréstimo consignado.

Como falamos, o empréstimo consignado diferente do que muitas pessoas pensam, pode ser realizado em qualquer instituição financeira por aposentados e pensionistas, não ficando dependente apenas da Caixa. Isso permite que você analise quais são as condições de pagamento, as taxas de juros e os prazos disponibilizados por cada uma delas, o que torna importante que você pesquise muito e compare todas as ofertas do mercado, para escolher a opção que mais combina com você e que mais se encaixa no seu bolso. Até porque cada instituição aplica suas taxas de juros, e define quais serão os benefícios oferecidos, o que torna cada uma diferente da outra.

Se você é aposentado, pensionista, servidor público ou trabalha com carteira assinada em empresas conveniadas com a instituição de sua escolha, e está precisando de um dinheiro extra, o empréstimo consignado pode ser uma das melhores alternativas para conseguir o seu crédito pagando valores bem mais em conta dentro do mercado.

Verifique primeiro se a empresa que você trabalha tem convênio com alguma instituição financeira, e caso tenha com mais de uma, você poderá escolher entre as duas a que te oferece melhores condições para solicitar o seu crédito consignado.

Aqui no site nós temos várias dicas e artigos que podem te ajudar na hora de decidir qual instituição financeira escolher e qual modalidade de empréstimo solicitar, além de trazer informações sobre as taxas de juros cobradas por cada um deles e as condições de pagamento que são oferecidas, e se você não quer ficar de fora de todos os detalhes e quer conhecer mais sobre outras formas de conseguir o seu crédito, basta clicar aqui.