Saiba mais sobre como usar um empréstimo

O que a maioria das pessoas sempre pensam é que contratar um empréstimo não é uma boa alternativa para quem esta precisando de um dinheiro extra para resolver determinadas situações. O ideal é que ele seja evitado e só seja solicitado em caso de extrema necessidade, mas ele poderá sim ser uma boa opção para que você resolva a suas pendências e dê um alívio para a sua vida financeira.

Vamos falar de alguns pontos que devem ser levados em consideração e que você precisa saber antes de contratar o seu crédito.

Planejamento

É muito importante que você faça um planejamento de toda a sua vida financeira, assim você terá mais organização e conseguirá escolher o crédito que se encaixa no seu bolso para conseguir realizar o pagamento de todas as parcelas em dia.

Através do planejamento você deverá colocar na ponta da caneta quais são os seus gastos mensais, e considerar o valor das parcelas que deverão ser pagas após a solicitação do empréstimo, além de descartar alguns gastos que não são essenciais e que podem ser cortados.

Isso permitirá que você verifique se a sua renda mensal será suficiente para arcar com todos os gastos que você já tem, incluindo as parcelas do crédito. O primeiro passo é que você descubra o que está fazendo com que sua renda não seja suficiente, se são gastos supérfalos ou por outros motivos.

Com todo o planejamento você saberá como realmente anda a sua vida financeira, e caso seja de extrema necessidade, poderá solicitar o empréstimo para resolver os seus problemas e organizar melhor todos os seus gastos.

Nunca solicite um empréstimo de um valor maior do que o que você realmente precisa, considere o que será suficiente para pagar as suas dívidas, pois isso poderá virar uma verdadeira bola de neve e te trazer problemas maiores caso não consiga efetuar o pagamento do crédito em dia.

É mesmo necessária a contratação do empréstimo?

Depois de todo o planejamento e organização das suas finanças como já falamos, é ideal que você se pergunte se é realmente necessário solicitar e contratar um empréstimo, se você precisa mesmo desse dinheiro, e avalie se é de extrema necessidade ou se pode ser deixado para outro momento.

Se você já se perguntou e concluiu que precisa do dinheiro e imediatamente, lembre-se de fazer todos os cálculos e incluir o valor que deverá ser pago mensalmente pelas parcelas do crédito.

Além de planejar você deve ter em mente que terá que manter as suas dívidas em dias, e para isso você precisa procurar instituições financeiras que oferecem melhores condições de pagamento e que aplicam taxas de juros menores nos empréstimos, assim você poderá escolher entre as diversas opções aquela que melhor atende às suas necessidades.

Antes de fazer a contratação busque saber mais sobre a instituição que você escolheu, sobre a sua reputação e seriedade, e se realmente é uma empresa de confiança. Para isso você poderá procurar saber mais sobre a empresa em sites de reclamações, como o Reclame Aqui, assim saberá se outros clientes já tiveram problemas, o que evitará que você caia em golpes.

Taxas de juros

Tome muito cuidado ao solicitar um empréstimo para evitar que ele complique ainda mais a sua vida financeira, por isso é muito importante que você compare as taxas de juros que são aplicadas por cada uma das instituições e as condições de pagamento que são oferecidas, pois elas irão interferir no valor mensal das parcelas e elas devem ser de um valor correspondente ao que você consegue pagar, para não te trazer problemas futuros.

Todos esses pontos irão interferir no valor total que será pago pelo seu empréstimo, aumentando o Custo Efetivo Total, e é importante que você saiba que outras taxas e encargos são cobradas além das taxas de juros, então busque saber mais sobre essas outras tarifas que são cobradas antes de contratar o crédito.

Transferência da dívida

As instituições oferecem aos seus clientes a opção de fazer a transferência do débito em aberto para outra modalidade de crédito, sendo uma boa alternativa para quem está querendo se livrar da dívida.

Caso você esteja realmente precisando do dinheiro extra e de alguma forma de crédito, o empréstimo pessoal é uma boa opção para não utilizar outras formas de crédito como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito que possuem taxas de juros altíssimas e abusivas, sendo consideradas umas das piores opções para quem esta precisando de um dinheiro a mais. Todo esse processo de transição, é conhecido como transferência da dívida e pode ser realizado caso você queira.

Aqui no site nós temos várias dicas de empréstimos e de financiamentos que podem ser realizados, e para que você fique por dentro de todos os detalhes, clique aqui, para saber mais possibilidades na hora de pegar aquele dinheirinho extra.