Quando devo solicitar um empréstimo? Qual o melhor período?

Com determinadas situações que acontecem em nossas vidas, seja imprevistos, emergências, contas em aberto, e até mesmo a compra de um bem que está fazendo falta no nosso dia a dia, a solicitação de um empréstimo pode ser a primeira alternativa que vem na mente.

A grande dúvida é sobre o melhor momento para realizar a contratação do seu crédito, mas para te ajudar nessa decisão vamos trazer algumas dicas para que você saiba qual o melhor momento para solicitar o seu empréstimo.

Dica 1

Avalie como anda a sua vida financeira

É muito importe que você avalie como anda a sua vida financeira e faça um planejamento de todos os gastos que você tem que arcar, inclusive os que virão após a solicitação do crédito. Coloque na ponta da caneta todos os gastos mensais, outras dívidas que possui em aberto e considere sua renda fazendo um levantamento de como ficará a sua situação com a contratação do empréstimo.

Pense melhor no motivo pelo qual você irá solicitar o empréstimo, avalie se é realmente necessário que você faça a contratação, e veja a importância e diferencial que isso fará na sua vida.

Dica 2

Procure outras alternativas para resolver a sua situação

Só faça a contratação de um empréstimo em caso de extrema necessidade, quando não tiver outra alternativa para solucionar o seu problema, por isso é importante que você busque outras formas que poderão te ajudar. Considere outras atitudes que você pode tomar para conseguir uma renda extra e juntar aquele dinheirinho que você tanto precisa, pensando que você poderá começar cortando gastos que não são essenciais ou até mesmo vendendo bens que não são úteis para você.

Algumas modalidades de crédito oferecidas pelas instituições financeiras possuem taxas de juros altíssimas, sendo muitas vezes consideradas como abusivas, e muitas vezes elas realmente são. Por isso é tão importante que você avalie se realmente precisa desse crédito, e se não existem outras formas de conseguir esse dinheiro extra, pois as taxas de juros que serão pagas podem fazer toda a diferença na sua vida.

Muitas pessoas acabam complicando ainda mais a sua vida financeira por solicitar um crédito sem ter feito o devido planejamento, e sem ele, caso a quitação da dívida não seja realizado você poderá ficar com o nome sujo, ou seja, negativado.

Dica 3

Escolha da instituição

Depois que você avaliar toda a sua vida financeira e analisar se é realmente necessário solicitar o crédito, caso seja, agora você terá que pensar e escolher em qual instituição financeira contratar o empréstimo.

Busque saber mais informações sobre as instituições que oferecem esses serviços aos seus clientes, e procure uma que seja de confiança para que você não seja enganado. Existem diversas formas de saber se a empresa realmente é de confiança e não faz parte daquelas que procuram enganar as pessoas, e para isso, você poderá buscar mais informações em sites de reclamações, como o Reclame Aqui.

Além disso, de todos os cuidados que devem ser tomados, você deve analisar detalhadamente quais são as condições de pagamento oferecidas por cada uma das instituições, as taxas de juros que são aplicadas sobre o valor do crédito e os prazos disponibilizados para efetuar o pagamento, pois eles irão interferir de forma significativa no valor final que será pago.

Você também poderá fazer uma simulação sobre o empréstimo, assim terá todas as informações suficientes que serão de extrema importância no Custo Efetivo Total do seu crédito.

Pense em todos os detalhes e avalie criteriosamente todos esses pontos, não tome decisões precipitadas, e escolha a instituição que oferece mais benefícios e vantagens com a contratação do crédito.

Dica 4

Administração do crédito solicitado

Qual o melhor momento de solicitar um empréstimo? - A Sua Carreira

Como já falamos anteriormente, você deve avaliar se é mesmo necessário que você faça a contratação do crédito, até porque, além de todos os gastos mensais ainda terá que arcar com as parcelas do empréstimo. E para que você não tenha maiores problemas futuramente, com a chance de se tornar negativado, é muito importante que você faça todo o planejamento da sua vida financeira, incluindo o valor que deverá ser pago mensalmente por um longo período de tempo.

O pagamento de todas as parcelas deve ser efetuado em dias, e para isso, um bom planejamento e uma boa administração são extremamente necessários, assim você conseguirá resolver os seus problemas sem criar outro ainda maior.

Além disso, lembre-se que existem diversas formas e opções de crédito e que você deve escolher aquele que mais se encaixa no seu perfil e naquilo que você precisa.

Nós temos aqui no site várias dicas sobre solicitação de empréstimo, quais as melhores instituições e formas de crédito que possuem taxas de juros menores, para saber mais informações e detalhes antes de solicitar o seu crédito é só clicar aqui.