Conta Digital: você sabe o que é e como funciona?

A evolução tecnológica mundial permitiu a associação de finanças com tecnologia, e isso fez com que a vida de muitas pessoas se tornasse mais fáceis, podendo administrar todas as suas finanças pelo telefone ou computador. Isso possibilitou muito mais comodidade e praticidade às pessoas, não sendo mais necessário enfrentar aquelas filas enormes e ficar horas na fila de um banco para realizar transações bancárias. Por esse motivo, o mercado digital cresceu de forma significativa, e a tendência é que tenha um crescimento ainda maior.

Você sabe quais as principais contas digitais, como elas funcionam, e o que realmente são? Vamos te ajudar nessa, para que você não tenha mais dúvida sobre esse assunto que está dominando o mercado financeiro.

Quais as vantagens de uma conta digital comparado a uma conta em bancos tradicionais?

Para que você tenha uma conta em um banco tradicional, algumas tarifas que geram gastos mensais no seu orçamento são cobradas, desde taxas para manutenção da sua conta até a realização de transações mais simples. A maioria dos bancos físicos cobram tarifas para realizar operações de saque, extratos e transferências, até mesmo quando elas são realizadas pela internet.

Se você é daqueles que não gosta de ir em banco, e prefere muito mais praticidade para resolver o seu dia a dia, abrir uma conta digital pode ser uma das melhores opções, pois além de ter muito mais facilidade você não terá que pagar aquelas tarifas altas para realizar os seus serviços. Mas afinal, o que são as famosas contas digitais e como elas funcionam?

Contas Digitais

Como os gastos que uma empresa digital possui é bem menor, por não ter o espaço físico e nem grande quantidade de funcionários, elas conseguem disponibilizar aos seus usuários opções de contas e serviços que não cobram nenhum tipo de taxa ou tarifa. Com as contas digitais tudo pode ser controlado com muito mais facilidade, tudo pela internet utilizando o seu telefone ou computador, sendo que existem também os caixas eletrônicos que podem ser usados.

Alguns bancos tradicionais já disponibilizam aos seus clientes realizar serviços pela web, e caso você já faça parte de alguma delas, será ainda mais fácil se adaptar, e melhor, sem cobrança de nenhum tipo de taxa!

Como nas contas digitais todos os procedimentos são realizados pela internet, a abertura da conta não é diferente, basta escolher a empresa de sua escolha e a que te oferece mais benefícios para solicitar a abertura da sua conta corrente. Para te ajudar nessa decisão vamos falar das principais contas digitais presentes no mercado, assim você pode escolher a que te oferece mais vantagens!

Agibank

Antes de receber o nome Agibank a empresa era conhecida como Agiplan, e atualmente passou a oferecer tanto para pessoa física como jurídica a opção de realizar a abertura de uma conta digital.

Essa conta digital oferece aos seus usuários uma série de vantagens, como a abertura e utilização da conta digital sem cobrança de nenhuma tarifa, app disponível para telefones Android e IOS, cartões em duas modalidades, crédito e débito de uso internacional sem aplicação de nenhuma forma de tarifa, e além disso, os clientes podem realizar o pagamento de suas contas através do QR code, e usar as casas lotéricas para efetuar os saques.

Mas, é importante que você saiba que existem alguns pontos negativos da conta Agibank, como a limitação da realização de operações mensais que podem ser feitas gratuitamente. Você poderá fazer de forma gratuita até 4 TEDs, 2 saques nas casas lotéricas e 2 em caixas eletrônicos que funcionam 24 horas, isso, por mês.

Banco Inter

Considerado uma das melhores opções para quem deseja abrir uma conta digital, o banco Inter tem um dos melhores benefícios e disponibiliza a abertura da conta tanto para pessoas físicas como para jurídicas, com o objetivo de tornar mais fácil a acessibilidade das pessoas às contas bancárias.

Com a conta digital do Banco Inter você terá acesso ao app que esta disponível tanto para Android como para IOS, poderá realizar TED para outras instituições, fazer transações sem restrições e limites, utilizar um cartão de crédito sem cobrança da taxa de anuidade, e ainda cartão de débito com bandeira Mastercard em que os depósitos poderão ser realizados pelo boleto bancário. Também estará disponível a opção de realizar o depósito de cheques através de imagem, além de disponibilizar diversos produtos financeiros.

O ponto negativo do banco Inter é que ele ainda não disponibiliza a opção de débito automático, nem realizar o pagamento de impostos como DARF e IPVA.

IConta

Cartão de Crédito Internacional Itaú com iConta! Como Pedir

Alguns bancos tradicionais passaram a disponibilizar aos seus clientes a opção de contas digitais, e o banco Itaú é um dos que adotou essa medida. Apesar da conta ser digital é necessário que a abertura da mesma seja realizada em um das agências físicas da instituição.

Uma das grandes vantagens da conta digital do banco Itaú, a iConta, é que o internet banking apresenta serviços mais completos, o que muitas vezes não é disponibilizado em algumas contas digitais, como o débito automático, o pagamento de contas e de impostos, lembrando que todas as transações que forem realizadas pela internet não terão custo algum.

Na iConta não está disponível os serviços para solicitar a utilização de cheques, e caso o cliente queira essa opção terá que pagar individualmente por cada folha. É importante saber que todas as transações que forem realizadas diretamente nas agências físicas serão cobradas, e que é cobrada também a taxa de anuidade do cartão de crédito.

Conta Fácil

O BB foi outra instituição financeira tradicional que não ficou de fora dessa e passou a oferecer uma opção de conta digital, a Conta Fácil. Para abertura da conta é solicitado um número de telefone que seja do titular, e o aplicativo para acessar os serviços disponíveis pode ser baixado para dispositivos Android e IOS, mas, são poucas as transações que podem ser realizadas sem a cobrança de taxas.

Com a Conta Fácil você poderá fazer gratuitamente e sem limitações, os depósitos e consultas de saldos, transferências para contas do próprio banco, poderá emitir o cartão e realizar a manutenção da sua própria conta. Ainda estará disponível para você um cartão com a função débito de uso internacional, com bandeira Mastercard.

Na Conta Fácil você só poderá realizar um saque e imprimir um extrato mensalmente sem a cobrança de tarifas, tendo um limite de R$800,00 diários de movimentação na conta. A taxa paga anualmente será cobrada pelo cartão de crédito.

Agora é só escolher qual a melhor conta digital para você!

Para te ajudar, mostramos quais são as principais contas digitais disponíveis no mercado, incluindo quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Agora ficou mais fácil, e você pode escolher a conta digital que mais se encaixa no seu perfil e no que você precisa, aí é só aproveitar todos os benefícios!