Cheque Especial do Banco Itaú: saiba como solicitar e se realmente vale a pena

O Banco Itaú esta entre uma das maiores instituições privadas do país, e disponibiliza aos seus clientes uma grande variedade de serviços e produtos que podem ser contratados, e um deles é o famoso Cheque Especial.

Essa opção de crédito é liberada para todos os clientes assim que a pessoa se tornar correntista do banco, sendo conhecido dentro da instituição como Limite Itaú para Saque (LIS).

Cada correntista receberá um determinado limite para solicitar o seu crédito especial, e o valor que estará disponível para ser emprestado irá variar conforme o perfil financeiro de cada cliente.

Como falado anteriormente, esse serviço é liberado para todos os clientes que abrirem uma conta corrente no banco, mas a sua utilização não é obrigatória, e as cobranças de encargos e taxas de juros referentes à utilização do crédito especial só serão cobradas caso ele seja usado pelo cliente.

Taxas de juros e encargos

As taxas de juros que são aplicadas na solicitação do crédito especial no banco Itaú são definidas de acordo com a conta que o cliente possui na instituição, podendo ser ela Simples ou Uniclass.

Conta Simples:

Nas contas Simples as taxas de juros aplicadas mensalmente no Cheque Especial variam conforme o vínculo salarial que o cliente possui.

A Taxa Vigente ao mês corresponde a 13,30%, sendo que, caso o correntista apresente alguma forma de vínculo salarial a taxa de juros será de 11,80% ao mês, e caso ele não apresentem nenhuma forma de vínculo essa taxa passa a ser de 12,30% cobrada mensalmente.

Conta Uniclass:

Nas contas do tipo Uniclass funciona da mesma maneira como nas contas simples, ou seja, as taxas de juros que serão aplicadas mensalmente no cheque especial variam conforme o vínculo salarial que o cliente possui. Mas nesse tipo de conta também fica estipulado qual será a taxa máxima e mínima que poderá ser aplicada no valor do Cheque Especial.

Taxa Vigente ao mês (%)

Taxa mínima: 12,25

Taxa máxima: 13,30

Para clientes que fazem parte do Itaú Conta Benefícios e que apresentam vínculo salarial com a instituição financeira

Taxa mínima: 10,75

Taxa máxima: 11,80

Já para os clientes que não apresentam nenhuma forma de vínculo salarial com o banco

Taxa mínima: 11,25

Taxa máxima: 12,30

É importante que você saiba que também será cobrado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que será descontado automaticamente da conta do cliente no mês seguinte à obtenção do Cheque Especial, além das taxas de juros que já são aplicadas sobre o valor do empréstimo.

Isenção da cobrança das taxas de juros

O banco Itaú, assim como outras instituições financeiras, disponibiliza aos seus clientes a possibilidade da isenção das taxas de juros que são aplicadas sobre o valor do Cheque Especial, mas para que isso seja possível, o cliente poderá pegar o empréstimo, mas terá que realizar o pagamento da dívida em um prazo máximo de até 10 dias.

Para adquirir esse desconto ao pegar um cheque especial, o cliente terá que realizar o pagamento do valor total referente ao que foi emprestado dentro do prazo estabelecido, e caso o pagamento do empréstimo total não seja efetuado até o décimo dia, as taxas de juros e todos os demais custos serão cobrados desde a data que o dinheiro foi pego, ou seja, de todos os dias corridos.

Como pegar o Cheque Especial no Itaú?

O primeiro passo é realizar a abertura da sua conta corrente no banco Itaú, e depois a instituição fará uma pesquisa para analisar qual o seu perfil e o seu histórico vinculado à sua vida financeira.

Após essa análise, o banco disponibilizará para você a opção de solicitar o cheque especial quando você precisar, sendo que a contratação é feita de forma simples, pelo site da instituição, pelo aplicativo, indo a uma das agências do banco Itaú ou através das Centrais de Atendimento.

É de extrema importância que você sabia que caso algum débito automático da sua conta apareça quando você estiver sem saldo, a contratação do cheque especial será feita automaticamente para realizar o pagamento da dívida em aberto, e conforme o que está descrito no momento da contratação do Cheque Especial todas as taxas de juros e demais custos serão cobrados.

Sempre busque planejar a sua vida financeira para não precisar de solicitar um empréstimo, mas caso seja de extrema necessidade, tente fugir do Cheque Especial, pois existem outras opções bem melhores de crédito com taxas de juros mais em conta. O Cheque Especial é considerado uma das piores opções de empréstimo, pois as taxas de juros são extremamente altas e podem te colocar em uma situação muito difícil.

Aqui no site temos várias dicas de como solicitar um empréstimo, e quais são as melhores opções para que você pegue o seu crédito pagando taxas de juros menores, e claro, para que você não tenha problemas futuros!